segunda, 21 de setembro de 2020
SIGA-NOS

Engenheiro ‘Seu Manelito’, primo de Ariano Suassuna, morre aos 83 anos, na Paraíba



Publicado em terça-feira, julho 28, 2020 · Comentar 

Morreu no início da manhã desta terça-feira (28) o engenheiro e pecuarista Manoel Dantas Vilar, conhecido como ‘Seu Manelito’, aos 83 anos, em Campina Grande. Seu Manelito era proprietário da Fazenda Carnaúba, em Taperoá, e primo de Ariano Suassuna. Ele estava internado no Hospital Antônio Targino, após fazer uma cirurgia de vesícula. Quando houve a desintubação após o procedimento, ele sofreu uma parada cardíaca e faleceu. A causa da morte foi um choque séptico.

Seu Manelito tinha cinco filhos e dez netos. Segundo um dos filhos, Joaquim Vilar, o pai estava sentindo dores na barriga há alguns dias e foi fazer um exame em Campina Grande, onde descobriu que estava com a vesícula inflamada. Por isso, precisou passar por uma cirurgia na noite do último sábado (25). A cirurgia foi bem sucedida, mas quando foi desintubar, ele sofreu uma parada cardíaca. A causa da morte, especificamente, foi choque séptico.

Ele tinha 83 anos, nasceu e morava na cidade de Taperoá, na Paraíba. O velório vai acontecer na Fazenda Carnaúba, de onde era proprietário, na mesma cidade, a partir das 16h desta terça-feira e o corpo de Seu Manelito será sepultado no cemitério de Taperoá na quarta-feira (29), ao lado do pai, às 9h.

Como representante da geração atual, institucionalmente sozinho, Manelito Dantas tornou a Fazenda Carnaúba um sistema de produção na região. Após a morte do pai, Manelito abandonou toda sua vida urbana/profissional ascendente e promissora, iniciada aos 22 anos de idade, para dedicar-se totalmente às fazendas, na busca de continuar sua missão.

A criação de caprinos da Fazenda Carnaúba foi iniciada há mais de 40 anos por Manelito, em sociedade com o primo Ariano Suassuna. Partindo das primeiras 200 cabras, resultado de um prêmio pelo romance d’A Pedra do Reino, atualmente o rebanho conta com 3 mil animais. A feira do evento conta com mais de 500 animais disponíveis para compradores compartilharem da genética e qualidade das cabras, com seleção natural focada na produção de leite.

Na última semana, a Fazenda iniciou as atividades da oitava edição do “Dia D”, evento que anualmente apresenta e compartilha novos conhecimentos e experiências voltados para o desenvolvimento da atividade agropecuária no semiárido nordestino. Por conta da pandemia do coronavírus, pela primeira vez em sua história, o Dia D foi realizado de forma 100% virtual, trazendo para o universo digital toda a experiência, as tradições e a cultura do Cariri paraibano.

“Ele saiu em um momento mágico. Saiu de cena em uma apresentação histórica na Fazenda Carnaúba”, declarou o filho Joaquim Vilar.

Seu Manelito Dantas, primo de Ariano Suassuna, era engenheiro e pecuarista — Foto: TV Cabo Branco/Arquivo
Seu Manelito Dantas, primo de Ariano Suassuna, era engenheiro e pecuarista — Foto: TV Cabo Branco/Arquivo

Da redação/ Com G1 Paraíba 

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48