Receita de camarão empanado acompanha arroz com brócolis e molho à base de vinho e catupiry

Publicado em quarta-feira, julho 15, 2020 · Comentar 


Que tal aproveitar o final de semana para acordar tarde, comer um brunch e preparar um prato especial para o jantar? Para quem gosta de cozinhar, a ideia é relaxante e divertida. Aproveite para reunir a família na cozinha e curtirem o passo a passo juntos.

receita de camarão empanado acompanha arroz com brócolis e molho beurre blanc de catupiry. A combinação é sugestão do restaurante carioca MAGUJE e serve quatro pessoas. Mão na massa! Se sobrar disposição, aproveite para preparar uma sobremesa fácil de fazer!

Ingredientes

Camarão
1 kg de camarão CM
Sal
200 gramas de farinha de trigo
ovos
200 gramas de farinha panko
Óleo de girassol

Arroz com brócolis
200 gramas de arroz branco
2 dentes de alho
1 cebola média
100 gramas de bacon
1 molho de brócolis
Sal
30 ml de azeite extravirgem
1 folha de louro

Beurre blanc
2 cebolas médias
alho-poró
1 dente de alho
2 folhas de louro
50 gramas de manteiga
100 ml de vinho branco seco
50 ml de vermute branco seco
200 gramas de creme de leite fresco
80 gramas de catupiry
limão-siciliano

Modo de preparo

Camarão
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e a farinha panko em outro recipiente. Quebre os ovos em um terceiro bowl e bata com um garfo ou fouet para que as claras se misturem às gemas. Em seguida, descasque os camarões sem tirar o rabinho, para isso faça uma incisão no dorso e retire os interiores. Seque-os com um pano limpo ou papel-toalha. Passe-os na farinha de trigo e, em seguida, retire o excesso dando umas “batidinhas” no camarão sem danificá-lo. Transfira-os para o bowl dos ovos, escorra o excesso com a ajuda de uma peneira ou escumadeira e depois leve para a tigela de farinha panko. Repita a operação uma vez para cada camarão. Depois de empaná-los, organize-os em uma travessa e deixe na geladeira por alguns minutos. Na hora de servir, frite em óleo quente, 170º aproximadamente, escorra em papel-toalha e salpique um pouco de sal antes de levar ao prato.

Arroz com brócolis
Separe as folhas do brócolis e não jogue fora, a não ser que estejam muito danificadas ou amareladas. Em relação a ponta do caule, descarte apenas as que estiverem sujas embaixo. Corte os caules em pedaços de 3 centímentros para que cozinhem mais rápido e uniforme. Coloque uma panela cheia de água para ferver com bastante sal. Em uma tigela adicione água com gelo e reserve. Quando a água ferver, coloque os caules e as flores do brócolis e cozinhe por três minutos. Retire-os com uma escumadeira e coloque-os imediatamente no bowl com gelo. Coloque as folhas na água fervente e deixe por 1 minuto. Escorra e coloque também na água com gelo. Depois que arrefecer completamente, bata as folhas no liquidificador para obter um purê líquido. Pique os talos e as flores do brócolis em pedaços menores. Reserve.

Pique bem a cebola e o alho e refogue com o azeite. Adicione o arroz, lavado e escorrido, e deixe refogar por alguns instantes. Coloque uma pitada de sal e as folhas de louro. Acrescente a água até cobrir e mais um pouco, normalmente para 100 gramas de arroz coloca-se 200 ml de água. Mexa só um pouco para não grudar e depois tampe a panela. Quando ferver, abaixe o fogo. Deixe secar e pouco antes de não haver mais água na panela, desligue o fogo. O arroz deverá ficar um pouco duro ainda, pois será finalizado com o brócolis.

Na hora de servir, refogue o bacon na frigideira e em seguida coloque os talos e flores de brocolis. Acrescente o arroz e o purê de brócolis. Tempere com sal e, se necessário, acrescente um pouco de água ou caldo de legumes para terminar o cozimento do arroz. Deixe mais seco ou mais úmido, conforme o seu gosto.

Beurre blanc
Refogue as cebolas e o alho-poró cortados em cubos. Quando estiverem transparentes, acrescente o alho somente um pouco esmagado, sem despedaçar, e as folhas de louro. Junte o vermute e deixe secar. Em seguida coloque o vinho e deixe secar novamente. Acrescente o creme de leite e deixe ferver por 5 minutos em fogo médio. Atenção para não transbordar! Desligue o fogo e escorra em um chinois ou na peneira, apertando bem para que todo o sabor seja extraído. Leve a panela com o molho branco liso de volta ao fogo e apenas ferva. Apague o fogo e acrescente o catupiry. Dissolva-o com a ajuda de um fouet. Tempere com sal e umas gotas de limão-siciliano.

Da redação/ Com Casa Vogue

Comentários