Aos 67 anos, morre o embaixador brasileiro Paulo Cesar de Oliveira Campos

Publicado em domingo, julho 12, 2020 · Comentar 


O Ministério das Relações Exteriores lamentou, neste sábado, a morte do embaixador Paulo Cesar de Oliveira Campos. Ele foi vítima de câncer no pulmão, aos 67 anos. Ele tinha 45 anos de carreira diplomática.

“O Ministério das Relações Exteriores expressa aos familiares e amigos do Embaixador Paulo Campos sua solidariedade e sentidas condolências”, disse o Itamaraty, em nota.

Paulo César Oliveira – ou POC, como era conhecido no meio diplomático – era cônsul-geral do Brasil em São Francisco (EUA). Além dos Estados Unidos, ele também atuou no Japão e Alemanha, foi cônsul-Geral em Londres e embaixador na Espanha e na França. Ele também foi chefe do cerminonial do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Autoridades lamentaram a morte do diplomata. “Conheci o embaixador Paulo César de Oliveira Campos quando era o embaixador na Espanha e apreciei a sua dedicação ao desenvolvimento das relações entre o Brasil e a União Europeia. Descanse em paz e as minhas condolências à sua família e colegas”, escreveu, em uma rede social, Ignacio Ybáñez, embaixador da União Europeia no Brasil.

O Sindicato dos Trabalhadores do Itamaraty também publicou nota de pesar. “O Sinditamaraty lamenta o falecimento do senhor Paulo César de Oliveira Campos. Ele faleceu nesta sexta-feira, 10 de julho, em São Paulo (SP). Paulo César Campos ocupava o cargo de cônsul-geral do Brasil em São Francisco, Califórnia, Estados Unidos”.

A conta oficial da Embaixada Francesa no Brasil publicou a segunda nota no Twitter: “É com muita tristeza que anunciamos a morte do Sr. Paulo César de Oliveira Campos, hoje, 10 de julho, em São Paulo. Grande amigo da França, ele foi embaixador do Brasil em Paris de 2015 a 2019”.

O ex-governador gaúcho e ex-ministro Tarso Genro também lamentou a perda: “Dor. Grande amigo e grande diplomata do nosso país”.

Da redação/ Com Extra.Globo

Comentários