ABI entrará com notícia-crime no STF após Bolsonaro tirar máscara em entrevista para dizer que está com Covid-19

Publicado em quarta-feira, julho 8, 2020 · Comentar 


A Associação Brasileira de Imprensa divulgou uma nota, no fim da tarde desta terça-feira (7), em que diz que vai protocolar uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra Jair Bolsonaro (sem partido). Segundo a entidade, o presidente cometeu crimes ao dar entrevistas e tirar a máscara – próximo a jornalistas – para anunciar que está com Covid-19.

“O presidente Jair Bolsonaro continua agindo de forma criminosa e pondo em risco a vida de outras pessoas. Nesta terça-feira, rompendo o isolamento recomendado pelos médicos, recebeu jornalistas de veículos que considera alinhados com suas políticas para informar pessoalmente que está contaminado com o coronavírus. Na ocasião, o presidente esteve próximo dos jornalistas e chegou a retirar a máscara.”

Segundo a nota, assinada pelo presidente Paulo Jeronimo, Bolsonaro infringiu dois artigos do Código Penal:

  • Perigo de contágio de moléstia grave, artigo 131: “Praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio”. Pena: reclusão, de um a quatro anos, e multa.”
  • Perigo para a vida ou saúde de outrém, art. 132, que prevê pena de detenção de três meses a um ano para quem expuser “a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente”.

“Não é possível que o país assista sem reação a sucessivos comportamentos que vão além da irresponsabilidade e configuram claros crimes contra a saúde pública. ABI vai ingressar com uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal contra o presidente”, acrescenta a nota.

Sindicato pede suspensão da cobertura

Em Brasília, o Sindicado dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJP-DF) pediu às empresas jornalísticas que suspendam a cobertura presencial no Palácio do Planalto. A entidade afirma que o objetivo da medida é proteger os profissionais de imprensa que atuam no local.

Desde 25 de maio, jornalistas do Grupo Globo deixaram a cobertura diária na residência oficial do Palácio da Alvorada por falta de segurança após agressões de apoiadores do presidente. Profissionais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo também adotaram a medida.

O sindicato afirma que vai pedir às empresas que “testem e afastem todos os profissionais que estiveram expostos, nos últimos 10 dias, às coberturas que tiveram contato com o presidente da República e quaisquer membros do Executivo”.

A entidade disse que vai cobrar do Ministério das Comunicações a divulgação de informações do governo federal sem expor os profissionais da imprensa a risco. O sindicato afirma que “caso haja teste positivo em jornalistas, com a possibilidade dada a partir de tais contatos, não descartamos acionar o presidente da República na Justiça”.

O presidente fez o teste para Covid-19 na segunda-feira (6), após sentir sintomas da doença como febre, mal-estar e cansaço. No mesmo dia, ele chegou a participar de reuniões com ministros, entre os quais, Paulo Guedes (Economia), José Levi (AGU), Braga Netto (Casa Civil), Jorge Oliveira (Secretaria-Geral), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (GSI).

Bolsonaro anunciou o resultado do exame para a TV Brasil e mais duas emissoras. Nenhuma outra emissora foi convidada. Ao final da entrevista, ele se afastou alguns passos dos repórteres e tirou a máscara. Mostrou o rosto, disse estar “bem” e pediu cuidado aos mais idosos.

O presidente tem 65 anos e faz parte da faixa etária considerada por especialistas como grupo de risco.

Ele informou que nos próximos dias vai despachar por videoconferência na residência oficial do Palácio da Alvorada e que talvez receba auxiliares para assinar documentos. Bolsonaro cancelou viagens que faria à Bahia e a Minas Gerais.

Encontros recentes

No sábado (4), o presidente, ministros e um dos filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), participaram de almoço promovido pela embaixada dos Estados Unidos no Brasil em comemoração à independência norte-americana.

Na ocasião, os participantes posaram para fotos sem máscaras. Em uma das imagens, Bolsonaro aparece abraçado ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A embaixada norte-americana informou que o embaixador Todd Chapman não apresenta sintomas e “fará os testes”.

Também no sábado, o presidente viajou para Santa Catarina, onde sobrevoou áreas atingidas por um ciclone na semana passada. Conforme fotos divulgadas pelo Palácio do Planalto, o presidente, usando máscara, apertou a mão de uma mulher, caminhou ao lado de políticos e fez foto ao lado de funcionários do aeroporto.

Da redação/ Com G1

Comentários