Ministério Público investiga possível propaganda eleitoral antecipada, em Pombal, PB

Publicado em segunda-feira, julho 6, 2020 · Comentar 


O Ministério Público Eleitoral (MPE) na Paraíba instaurou uma Notícia de Fato Eleitoral para investigar os fatos de propaganda eleitoral antecipada e de conduta vedada de distribuição de bens por parte do prefeito de Pombal, na Paraíba, Doutor Verissinho (MDB). No dia 1º de julho, uma carreata ao som de forró provocou aglomerações na cidade. Ele é virtual candidato à reeleição.

Além disso, o prefeito da cidade mandou distribuir kits de higiene ao som do jingle da campanha eleitoral dele de 2016.

De acordo com a prefeitura de Pombal, “a ação foi da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, como uma medida de inclusão dos pacientes do CRAS; ela tanto distribuiu mantimentos, como teve o cunho de oferecer um alívio psicológico nesse momento de pandemia”. Além disso, informou também que atenderá à todos os chamados do Ministério Público e da Justiça “demonstrando a legalidade” dos atos.

Além da investigação, o Ministério Público Eleitoral informou ao pré-candidato e à prefeitura a apresentação de resposta para que esclareçam os fatos.

“Olha eu, olha eu aqui de novo, junto e misturado com o povo. Olha eu, olha eu aqui de novo. Pronto para trabalhar pelo povo”, era o refrão do jingle tocado no carro de som que puxava a ação coordenada pelo município. É a mesma utilizada na campanha eleitoral de 2016. Também foram distruídas máscaras com emblema da prefeitura para os moradores. A mobilização acontece no momento em que a cidade registra 163 casos do novo coronavírus.

Pelo novo calendário eleitoral, a campanha de rua terá início após os registros de candidatura em 26 de setembro. Qualquer manifestação anterior a isso, principalmente com uso de dinheiro público, pode ser considerado crime eleitoral.

Da redação/ Com G1 Paraíba

Comentários