Primeira americana a andar no espaço alcança o ponto mais fundo do oceano

Publicado em sexta-feira, junho 12, 2020 · Comentar 


A norte-americana Kathy Sullivan pode dizer que fez história duas vezes. 26 anos atrás ela foi a primeira americana a andar no espaço, e agora foi a primeira a alcançar o Challenger Deep, considerado o ponto mais profundo dos oceanos da Terra. Aliás, foi a única pessoa a fazer as duas coisas.

O ponto mais profundo do oceano fica quase 11 quilômetros abaixo do nível médio do Oceano Pacífico, dentro da Fossa das Marianas, mais ou menos 300 quilômetros a sudoeste de Guam – um território insular dos Estados Unidos, na Micronésia.

A primeira americana a andar no espaço foi a oitava pessoa a mergulhar na Challenger Deep, conforme o EYOS Expeditions, empresa que coordenou a missão. Junto dela estava o investidor milionário Victor Vescovo.

“Acabamos de voltar do Challenger Deep! Minha co-piloto foi a Dra. Kathy Sullivan – agora a primeira mulher no fundo do oceano, ex-astronauta e administradora da NOAA! Grandes parabéns para ela! Esta foi a minha terceira vez no fundo. Feito realizado pela equipe Triton e EYOS”, disse Victor Voscovo em um tweet.

Assim que os dois voltaram à superfície, chamaram os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS).

“Como oceanógrafa e astronauta híbrida, este foi um dia na vida – ver a paisagem lunar do Challenger Deep e comparar com meus colegas da ISS sobre nossa espaçonave extraordinária, reutilizável e espacial”, disse ela em um comunicado.

Desafios para chegar ao ponto mais fundo dos oceanos

A americana e seu parceiro de jornada passaram 10 horas a bordo do Limiting Factor, um submersível para duas pessoas, desenvolvido por Triton Submarines e Caladan Oceanic. Além disso, levou 4 horas para descer até a profundidade de 10.941 metros, onde ficaram por 1h30, depois mais 4 horas para subir.

Vescovo já é experiente, foi a terceira vez que ele foi a Challenger Deep, que é 1,6 km mais fundo do que o Monte Everest tem de altura. Assim, nesta região a água é extremamente escura, com temperatura pouco acima de zero e com uma pressão cerca de 1.000 vezes maior do que a nível do mar.

O submarino tem casco de liga de titânico de 3,5 polegadas, ou 9 centímetros de espessura, sendo projetado para aguentar toda essa pressão. Aliás, já havia suportado 5 viagens antes dessa, agora são 6.

Quem também já esteve na Challenger Deep o cineasta James Cameron, diretor de Titanic e Avatar, e que produziu também um documentário sobre a região.

Primeira americana a andar no espaço e a chegar ao fundo do oceano

Sullivan está acostumada a lidar com situações de alta pressão. Ela trabalhou na NASA por 15 anos, participando de três missões de ônibus espaciais. Aliás, ela esteve naquela que transportou o Telescópio Espacial Hubble.

Tudo começou em 1978, quando foi selecionada para o corpo de astronautas da NASA. Anos depois, caminhou pelo espaço, em 11 de outubro de 1984, saindo do ônibus espacial Challenger.

Quando ela deixou de ser astronauta, seguiu a sua paixão por oceanografia e em 1993 foi nomeada chefe da Associação Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Outrossim, entre 2014 e 2016 foi administradora da mesma entidade.

Informações de Business Insider.

Da redação/ Com Socientifica.com.br

Comentários