Bolsonaristas usam fake news do “primo do porteiro” para desacreditar coronavírus

Publicado em segunda-feira, março 30, 2020 · Comentar 


Uma das histórias mais disseminadas nas redes sociais brasileiras nas últimas 48 horas conta que um pneu estourou, “matou o primo do porteiro” e, no atestado de óbito da vítima, consta que ele faleceu de coronavírus.

A informação tem sido difundida por conhecidos perfis bolsonaristas — sobretudo os chamados ‘olavistas’, considerados da ala mais radical de apoio ao governo. Trata-se, no entanto, de uma fake news, como mostrou o site E-Farsas.

Em algumas postagens, o rapaz que morreu seria um porteiro. Em outras, seria caminhoneiro. Em outras, borracheiro. Como mostou o ‘E-Farsas’, o CPF não corresponde com o nome informado em algumas das imagens passadas nas redes sociais.

A fake news está sendo utilizada para desacreditar o número de mortes por coronavírus no Brasil. Apoiadores do governo e o próprio presidente da República debocham da doença com frequência.

No Twitter, diversos perfis, alguns com poucos seguidores, replicaram a mesma mensagem praticamente ao mesmo tempo, o que indica o uso de robôs. “Gente! O primo do porteiro aqui do prédio morreu pq foi trocar o pneu do caminhão e o pneu estourou no rosto dele. Receberam o atestado de óbito como se fosse o covid-19. Eles estão indignados”.

No WhatsApp, foi espalhado o suposto atestado de óbito com um áudio de um homem afirmando o seguinte: “Esse amigo meu faleceu segunda-feira, ele era borracheiro. E o pneu de caminhão estourou, com ele fazendo o serviço. E ele foi socorrido para o hospital.”

“Agora o que nos intriga, veja aí o atestado de óbito, a conspiração triste para derrubar o governo Bolsonaro, ou seja, a maioria das pessoas que estão morrendo no estado estão colocando no laudo que é coronavírus. E eu tava lá, eu vi, o acidente foi um pneu que estourou no cara”, complementa.

Saiba mais: https://www.e-farsas.com/pneu-estoura-e-mata-o-primo-do-porteiro-mas-atestado-de-obito-e-de-coronavirus-sera.html

Da Redação 
Com Pragmatismo Político 

Comentários