Por 4 x 1: STJ decide manter Ricardo, Márcia Lucena e outros acusados na Calvário em liberdade

Publicado em terça-feira, fevereiro 18, 2020 · Comentar 


Por 4 x 1, o Superior Tribunal de Justiça, em julgamento na tarde desta terça-feira (18), decidiu manter o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) em liberdade. Além dele também serão beneficiados  a prefeita do município de Conde, Márcia Lucena, a ex-secretária de Estado Cláudia Veras, além de outros investigados na Operação Calvário.

Votaram favoráveis à manutenção da liberdade o ministro Sebastião Reis, que acompanhou Laurita Vaz no STJ para negar o pedido da PGR de decretar nova prisão de Ricardo Coutinho. Ele argumentou que, como denúncia contra o ex-governador já foi apresentada, encerrou-se a fase das investigações.

De acordo com o ministro,  como Ricardo já deixou o governo,  não teria capacidade de influenciar os atuais contratos de saúde e educação, focos dos desvios apurados na Operação Calvário.

Os ministros Antônio Saldanha e Nefi Cordeiro também votaram com a relatora.

A ministra relatora afirmou não haver elementos concretos que apontem continuidade de atividade criminosa. “Não vejo riscos justificáveis para a prisão cautelar. Já tivemos buscas e apreensões e não há qualquer tentativa de atrapalhar colheita de provas e fuga”, afirmou Nefi.

O ministro Rogério Shcietti foi o único que votou pela negativa do Habeas Corpus.

Apesar da decisão foram impostas algumas medidas cautelares que Ricardo terá que cumprir, as quais seguem:

– Comparecimento Periódico em Juízo
– Proibição de manter contato com os demais réus, exceto seu irmão.
– Proibição de sair da Comarca
– Afastamento de atividade econômica/financeira no Estado da Paraíba (esse mais aplicado aos empresários).

Da Redação 
Do ExpressoPB/Informações Pbagora

Comentários