RC lidera disputa pela prefeitura de JP e é o maior cabo eleitoral para transferir voto, revela pesquisa

Publicado em terça-feira, dezembro 3, 2019 · Comentar 


A pesquisa Datavox realizada no último dia 30 de novembro e publicada na manhã desta terça-feira (03) no site PBAgora aponta o ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), como o favorito na disputa pela prefeitura da capital nas eleições do ano que vem.

Os números mostram que na pesquisa Estimulada, onde são apresentados aos entrevistados os nomes de possíveis candidatos para que eles possam responder a pergunta “Se a eleição para prefeito de João Pessoa fosse hoje, em quem você votaria”,  o ex-governador aparece em primeiro lugar na disputa com 29,8% das intenções de voto; Logo em seguida está o nome do ex-prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB), com 11,1% das intenções. Na terceira posição, com 7,2% das intenções de voto está o apresentador Nilvan Ferreira. Como quarto colocado aparece o deputado Wallber Virgolino com 6,3%; Ruy Carneiro possui 5,7% é o quinto; e o vice-prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior aparece na 6ª colocação com 3,1%.

A pesquisa apresenta ainda o ex-deputado federal Luiz Couto, com 2,3% e Gervásio Maia (PSB), lançado recentemente pré-candidato, com com 1,6%, seguido de Efraim Filho, com 0,9%.

Entre os entrevistados, o número de indecisos, aqueles que não souberam dizer em quem votariam e o número de entrevistados que declararam votar em Branco ou em Nulo somam mais de 30%.

Também foram apresentados pelos entrevistadores os nomes do deputado estadual Wilson Filho, do Pastor Sérgio Rafael, Durval Ferreira, Zenedy Bezerra e Eduardo Carneiro.

Confira detalhes da pesquisa:

Veja aqui os números completo.

Quando os entrevistadores questionaram se o apoio dos gestores estadual (João Azevêdo) e municipal (Luciano Cartaxo), além do ex-governador Ricardo Coutinho influenciaria na decisão do eleitorado, o ex-governador continua a liderar como provável influenciador de votos, logo 27,8% dos eleitores informaram que a indicação de RC aumentaria suas chances de votar em determinado candidato, 14,8% disseram que as chances diminuiriam, 53,8% informaram que não afetaria e 3,6% disseram que não sabem ou não quiseram opinar.

Quando o apoio é do governador João Azevêdo, 18,3% informaram que a indicação do gestor estadual aumentaria as chances de votarem em determinado candidato, 13,6% disseram que diminuiria, 64,4% relataram que não afetaria e 3,7% informaram não saber ou não quiseram opinar.

Quando questionados se o apoio de Cartaxo diminuiria ou não afetaria a vontade do eleitor em votar em determinado candidato, 17% dos entrevistados responderam que o apoio do prefeito aumentaria a chance de votar em determinado candidato, 14,7% disseram que diminuiria, 65,7% relataram que não afetaria na sua escolha e 2,6% disseram não saber ou não opinaram.

Veja aqui os números completo.

DADOS TÉCNICOS

A pesquisa ouviu no dia 30 de novembro, 810 pessoas em idade eleitoral nos bairros do Cabo Branco, Manaíra, Tambaú, Bessa, Jardim Oceania, Aeroclube, São José, Alto do Céu, Mandacaru, Ipês, Treze de Maio, Padre Zé, Róger, Ilha do Bispo, Alto do Mateus, Indústrias, Jardim Veneza, Mumbaba, Gramame, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Funcionários, João Paulo II, Grotão, Ernesto Geisel, Valentina, Paratibe, Cuiá, Muçumago, Planalto da Boa Esperança, Mangabeira, Costa do Sol, Jardim Cidade Universitária, Bancários, Altiplano, Castelo Branco, José Américo, Água Fria e Cristo Redentor, Oitizeiro, Cruz das Armas, Jaguaribe e Varjão, Tambauzinho, Expedicionários, Miramar, Trincheiras, Varadouro, Torre e Estados.

O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

As entrevistas foram pessoais, feitas por meio de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

Para a realização da aferição foi utilizada uma equipe de entrevistadores e coordenadores de campo devidamente treinada para o trabalho da DATAVOX PESQUISAS.

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários