‘Estúpido apoia Pinochet e diz que sou ditador’ diz Maduro sobre Bolsonaro

Publicado em terça-feira, setembro 17, 2019 · Comentar 


Nicolás Maduro classifica como “estúpido” quem considera seu governo na Venezuela uma “ditadura”. Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta terça-feira 17, o líder bolivariano declarou que mesmo Pepe Mujica, ex-presidente uruguaio de esquerda, comete uma “estupidez histórica” ao dizer que o regime venezuelano é ditatorial. No caso de Jair Bolsonaro, Maduro diz que o presidente brasileiro é um “extremista ideológico” e exalta o chileno Augusto Pinochet, a quem o venezuelano chama de “Hitler sul-americano”.

‘É uma estupidez que ele [Bolsonaro] se declare admirador de Pinochet e diga que a revolução bolivariana é uma ditadura”, afirma Maduro. Segundo ele, Bolsonaro “não conhece a história da América Latina nem da Venezuela”. Ainda assim, ele classifica a oposição venezuelana, liderada por Juan Guaidó, como uma “pior do que o Bolsonaro, à direita do Bolsonaro”.

“Em 20 anos, fizemos 25 eleições, de presidente, governadores, prefeitos, parlamentares. As forças bolivarianas, chavistas, ganhamos 23 eleições. De 23 governadores na Venezuela, 19 são bolivarianos. De 335 prefeitos e prefeitas, 307 são nossos, vencedores com votos. Tudo o que temos sempre foi pelo voto popular”, diz Maduro para negar que viole a democracia.

 

Da Redação

Com VEJA

Comentários