Escola de JP desenvolve projeto que estimula a descoberta de novos talentos culturais e homenageia artistas da terra

Publicado em terça-feira, junho 11, 2019 · Comentar 


Na última edição do projeto ‘Provocação Cultural’, realizado no dia 31 de maio, na quadra do colégio GEO Sul, nos Bancários a artista Dany Danyelle que é cantora, compositora e contadora de história encantou pais e alunos com suas belas composições e repertório e performance com contação de histórias. No mesmo evento, alunos de diversas séries do colégio também se apresentaram, com instrumentos musicais, com espetáculos de dança, declamando poemas, fazendo imitações ou mesmo cantando. Essa simbiose de ritmos, talentos e aptidões acontece a cada edição do projeto. Além de estimular a descoberta de dons e habilidades artísticas dos seus alunos, a iniciativa tem o propósito de homenagear artistas locais.

O projeto Provocação Cultural foi idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Deuzenir Wanderley, e é desenvolvido há 10 anos pela unidade de Tambaú e há cinco anos pelo GEO Sul. Na unidade Sul, o professor Plínio Rodrigues coordena o projeto, enquanto que no Tambaú é sua idealizadora. Mas, o projeto envolve todos os professores de Língua Portuguesa, além de integrantes de vários departamentos das duas unidades da escola. A coordenadora Pedagógica do GEO Sul, Inalda Pontes, lembra que a proposta não restringe a forma de manifestação cultural e que qualquer habilidade artística é valorizada pelo projeto, assim com o artista que é homenageado a cada edição semestral. “Nós estimulamos o dom de nossos alunos seja em qual área for assim como elegemos o homenageado independente dele ser artista plástico, cantor, ator, cineasta, poeta, escritor, etc”, reitera Inalda.

O diretor geral do GEO, Professor Roberto Oliveira, explica que esse projeto se soma a muito outros que buscam estimular os alunos a descobrirem seus próprios talentos. “Seja na escolha de uma profissão, na valorização de uma habilidade, na competência nos estudos, estamos sempre estimulando nossos alunos a ampliarem seus horizontes, a avançarem na busca da felicidade e da realização pessoal e esse projeto Provocação Cultural, como o próprio nome diz, quer mesmo provocar, descobrir habilidades e descortinar o artista que habita nos nossos alunos e que por algum motivo ainda não se revelou, além de homenagear os artistas da terra”, afirma o diretor.

As apresentações do projeto acontecem na quadra e geralmente duram em torno de três horas. Simultâneo as apresentações, os alunos são estimulados a desenhar e fazer uma releitura do que viram. O resultado deste esboço espontâneo fica exposto para que toda a comunidade escolar possa vivenciar um pouco deste momento. Pais e responsáveis pelos alunos também são convidados a acompanhar e participar do projeto na condição de expectadores. “É um momento muito rico, lúdico, lindo e encantador”, finaliza a coordenadora Pedagógica do GEO Sul, Inalda Pontes, lembrando que em edições anteriores houve apresentação e homenagens a alunos que tocaram violão, clarinete, saxofone, violino e outros instrumentos, além de estudantes que fazem coreografia, cantam, encenam entre outras habilidades.

Da Redação 

 

Comentários