Bombardeio estancado, semana de vitórias

Publicado em sábado, maio 18, 2019 · Comentar 


Diz Maquiavel em seu livro O Príncipe, que “a sorte é feminina e para dominá-la é preciso saber flertar e seduzi-la”, daí ele conclui que é melhor ser ousado do que cauteloso, porque geralmente quem é cauteloso fatalmente precisará de sorte, claro, dependendo de cada situação. Aos que fazem a gestão municipal de Mari a semana termina repleta de muitas lições e aprendizado. Inconscientemente, acredita este colunista, os integrantes do governo agiram dentro do que escreveu séculos passados o grande pensador político, autor da obra mais polêmica e lida dos últimos tempos.

O governo foi ousado, sem cautela, ao perceber o estrago do bombardeio sofrido desde a semana anterior com denúncias focadas na pasta da saúde, uma das mais bem avaliadas pela opinião pública.

A reação as denúncias pegou a seus autores, articuladores e estrategistas de surpresa. Sim, pela forma como elas se deram [ as denúncias] tudo leva a crer que tudo foi estrategicamente pensado.  Oposicionistas até que tentaram amplificar a barulheira ‘denuncista’, mas não conseguiram. É fato que à tempos o governo vem se mostrando impotente frente a uma série de denúncias, achicalhamento e acusações levianas de parte de setores oposicionistas.

Nesse cenário de intenso bombardeio, o governo conseguiu de forma clara desconstruir o discurso de quem denuncia e passou a agregar vozes da opinião pública em seu favor, nos meios de comunicação, nas ruas e nas redes sociais.

Em outro front, o governo trabalhou ‘de mansinho’, enquanto todos estavam envolvidos no bate-rebate das denúncias, e conseguiu aprovar as contas de Antonio Gomes referente ao ano de 2012, com o apoio de 9 dos 11 vereadores da Casa de José Paulo de França.

Não só isso. No Tribunal de Contas, Antonio – através de seus advogados – conseguiu ser absolvido, junto com a filha, de um processo no qual a gestão anterior os acusavam de prática de nepotismo.

Nenhum desses movimentos foram sorte. O governo partiu para o tudo ou nada, de forma ousada. Esse é o saldo da semana para o prefeito Antonio Gomes e seus aliados, com certeza, um grande estímulo para refazer o caminho, reajustar a máquina e pisar no acelerador com gás novo. Pelo menos é o que se espera.

Marcos Sales
Contato com a coluna: @Salles_Marcos
Email: marcosexpresso@live.com

 

Comentários