Deputado que substituiu Jean Wyllys diz estar sob ameaça: ‘Mensagens citam minha família’

Publicado em sexta-feira, fevereiro 22, 2019 · Comentar 


Suplente do ex-deputado Jean Wyllys , David Miranda(PSOL-RJ) procurou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para informar que passou a receber ameaças de morte virtuais, também direcionadas à família dele. A notificação foi entregue ao gabinete de Maia no início desta semana.

David é homossexual assumido e passou a ocupar a vaga deixada pelo colega de partido há 21 dias, após Wyllys deixar o Brasil para viver na Alemanha e desistir de integrar a legislatura que estava prestes a começar. O ex-deputado afirmou que estava sob ameaças e entregou à Polícia Federal registros de mensagens em que um autor anônimo prometia “quebrar o pescoço” dele e “matá-lo com explosivos” .

Miranda solicita que haja rapidez nas investigações sobre a origem da mensagens sobre ele que foram publicadas em um fórum na Internet. O texto delas afirma que ele seria um alvo mais fácil do que Jean Wyllys, uma vez que não conta com a escolta do Departamento de Polícia Legislativa que trabalhava para proteger o ex-parlamentar. Foi incluída na publicação uma fotografia dele com o marido (o jornalista Glenn Greenwald) e os dois filhos que eles adotaram juntos. O material foi anexado ao requerimento que ele entregou aos cuidados da equipe de Rodrigo Maia na segunda-feira.

— É um absurdo um parlamentar eleito precisar fazer isso. Aparentemente, trata-se de um grupo com mentalidade semelhante ao que ameaçava o Jean. Eles chegam a citá-lo e dizem que é mais fácil me matar, já que não tenho escolta. A realidade é que somos assassinados todos os dias neste país — afirma o deputado, que ocupou por dois anos uma cadeira de vereador na Câmara Municipal do Rio.

Eleições

Para Miranda, o processo eleitoral de outubro passado fez com que os episódios de violência contra a comunidade LGBT aumentasse. Esse seria um dos motivos pelos quais, na concepção dele, teria passado a ser atacado com tão pouco tempo de mandato e de projeção midiática:

— Sou um LGBT, negro e favelado no poder. É condizente com o que temos visto que eu seja ameaçado. Muitos não aceitam um corpo político como o meu ocupando este espaço. Desde o primeiro turno da eleição passada, houve um aumento neste tipo de violência. Muitos de nós apanharam na rua ou foram expulsos de casa por expressarem posições políticas diferentes das famílias.

Ao contrário da companheira de partido Talíria Perone (PSOL), que relata enfrentar dificuldades para acessar a Câmara mesmo utilizando o broche parlamentar , Miranda afirma que tem transitado pelos espaços sem passar por constrangimentos, embora tenha sido parado por equipes de segurança mais de uma vez quando não estava com o acessório que indica o cargo dele na Casa.

Fonte: OGlobo

Comentários