Prefeitura de Mari realizará triagem para cirurgias de catarata

Publicado em domingo, fevereiro 17, 2019 · Comentar 


A Prefeitura de Mari, através da Secretaria de Saúde, realizará um cronograma de triagem de cataratas em várias localidades do município, de forma a garantir o acesso ao diagnóstico e posterior procedimento cirúrgico. Em pouco mais de dois anos, esta será a terceira intervenção para cirurgia da catarata em Mari possibilitando que centenas de pessoas possam enxergar melhor.

Conforme informou a secretária de Saúde de Mari, Emanuelle Chaves, a equipe estará pronta para atender toda demanda que se apresentar. “Não haverá limite de atendimento para os idosos que comparecerem e tiverem algum sintoma de perda da visão, e caso não sejam diagnósticos com catarata , serão encaminhados para tratamento de outras patologias, se necessário”, declarou a secretária.

A triagem será oferecida  aos pacientes acima de 50 anos,  devendo  os referidos portarem no momento do exame, xerox de RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

CONFIRA AS DATAS E OS LOCAIS DE ATENDIMENTO:

25/02 – PSF de Taumatá (incluindo sítios de Pirpiri, Lagoa do Félix , Fundo do Vale e sítio Mata).

27/02 – no CEAS para qualquer paciente residente na zona urbana

14/03 – no PSF Tiradentes (incluindo o Assentamento Zumbi dos Palmares e Loteamento Nova Esperança )

19/03 – na cidade ( local a ser definido)

SAIBA MAIS:

A catarata é uma opacidade do cristalino. O cristalino é a lente que temos dentro do olho. Quando ela fica opaca, causa diminuição da visão e não melhora com o uso de óculos. A catarata pode ser congênita ou adquirida. A congênita é a que aparece em crianças e pode ser hereditária, causada por infecções, desordens metabólicas. A adquirida pode ter como causa a idade, o uso de medicamentos, inflamações, entre outras.

OS SINTOMAS COMUNS DA CATARATA INCLUEM:

– Visão desfocada sem dor

– Troca frequente de lentes corretivas

– Ofuscamento

– As cores parecem menos vivas e com tons de marrom

– Visão deficiente à noite

– Sensibilidade à luz e a impressão constante de que a iluminação não está boa.

Da Redação 
Com Ascom

Comentários