Usinas terão que apresentar plano para preservação de nascentes das Bacias do Gramame e Abiaí

Publicado em terça-feira, janeiro 15, 2019 · Comentar 


As usinas de cana-de-açúcar localizadas na Bacia dos Rios Gramame e Abiaí terão que apresentar um plano de preservação das áreas degradadas, de acordo com recomendação feita pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e pelo Ministério Público Federal (MPF).

Os órgãos entregaram durante solenidade nesta terça-feira (15) a recomendação às usinas Biosev-Giasa, Olho Dágua e Tabu. A intenção é preservar os recursos ambientais das bacias dos rios Gramame e Abiaí que abastecem a capital da Paraíba e região metropolitana. O rio Gramame é responsável por fornecer água para 70% da Grande João Pessoa.

Deverão ser apresentados Projetos e Planos de Recuperação de Áreas Degradadas ou Alteradas (Prad) para as Áreas de Preservação Permanente de propriedade das usinas, nas quais estão localizados mais de 40 pontos de nascentes e olhos d’água perenes. A Sudema deverá acompanhar a execução dos planos apresentados pelas usinas.

De acordo com o procurador José Godoy, foi estabelecido um prazo para apresentação dos Planos e o início de sua execução. Em entrevista ao ClickPB, ele apontou que serão “seis meses para elaborar um plano e aprovar e após a provação, começar a implementar os planos”.

“Hoje, na visão do Ministério Público, são empresas que têm produtos sujos em áreas que não podem produzir. O Ministério Público deu a oportunidade de as empresas se regularizarem, mudar essa postura”, destacou José Godoy. Ele ainda ressaltou que segue aguardando para saber qual a postura que as usinas irão adotar.

O procurador ainda ressaltou que “a perspectiva é de que [as usinas] passem a ser atores fundamentais na preservação da bacia do Gramame”.

REDAÇÃO COM CLICK PB

Comentários