Programa “Criança Feliz” do Município de Mari atinge meta estabelecida pelo Governo Federal e será ampliado

Publicado em quarta-feira, dezembro 5, 2018 · Comentar 


A Prefeitura de Mari, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano/CRAS foi contemplada com a ampliação do Programa “Criança Feliz”, entre 96 municípios da Paraíba. O reconhecimento é do Ministério do Desenvolvimento Social/Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, pelo  desenvolvimento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida na primeira infância.De acordo com informações do MDS, Mari foi um dos municípios brasileiros que conseguiu atingir a meta pactuada do programa e alcançar 90% de sua eficácia.

Esse programa incentiva as famílias a cuidarem melhor das suas crianças, e isso acontece através de visitas promovidas pelos visitadores orientando e fortalecendo os vínculos familiares, desenvolvendo através de atividades lúdicas as capacidades cognitivas, motoras, emocionais e sensoriais, bem como estimula a participação intersetorial do município envolvendo trabalhos com as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.

O programa é desenvolvido com a participação de 150 famílias do setor urbano e rural do município, com a atuação de uma supervisora e cinco visitadores que estão semanalmente nas residências dos usuários atendendo crianças de 0 a 3 anos e gestantes que são beneficiarias do Programa Bolsa Família, e crianças de 0 à 6 anos beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação continuada).

O prefeito Antonio Gomes comentou sobre a da importância do programa e disse está feliz por essa conquista com relação a boa execução do Programa Criança Feliz em Mari. “O que a criança será no futuro é reflexo do que fazemos agora por elas. Por isso, este Programa ‘Criança Feliz’ vem dar a possibilidade de trabalharmos nossas crianças, como a sociedade deseja que sejam no futuro, bons cidadãos. Me sinto feliz por nossa Gestão ter recebido esse honroso reconhecimento do MDS e nos comprometemos a dar continuidade ao trabalho ofertado em defesa e melhoria de vida das crianças marienses”, disse AG.

Conforme a Secretária de Desenvolvimento Humano, Rosineide Cunha, os primeiros anos de vida de uma criança são decisivos para o seu futuro. “Os pais recebem orientações para intensificar os cuidados com a saúde dos seus filhos, assim como na alimentação, higiene e vacinação”, pontuou a Secretária.

De acordo com Uilma Carneiro, Supervisora do “Criança Feliz”, no município, o programa ainda tem o objetivo de atender a criança em sua integralidade  e fortalecer os vínculos afetivos. “Com a ampliação, poderemos contribuir ainda mais com a qualidade de vida dos nossos pequenos, tendo em vista que, toda semana é realizado um planejamento, e para cada faixa etária é estipulada uma atividade específica e o estímulo a ser realizado. Além disso, é elaborado um relatório para ver a evolução da criança no contexto familiar”, afirmou Uilma.

Da Redação 
Com Ascom

Comentários