Seis anos depois, justiça ‘enquadra’ réus na ação de invasão da Rádio Araçá FM em 2012

Publicado em sexta-feira, outubro 19, 2018 · Comentar 


Após longos seis anos de tramitação na justiça, o processo da ação de invasão da Rádio Araçá FM de Mari, Zona da Mata da PB, ocorrida em junho de 2012 finalmente teve um desfecho.

O Ministério Público acordou o cumprimento de uma proposta, com os réus Diego de Souza Barbosa, Luís Augusto Trindade e Erika Morgana da Silva Eduardo, na qual foi suspensa a condicional da pena, desde que  os mesmos não sejam reincidentes em crime doloso.

Pela proposta acordada, os três réus ficam pelo prazo de dois anos proibidos de se ausentarem da comarca por mais de 30 dias, sem prévia autorização judicial, comparecer pessoalmente e obrigatoriamente todos os meses para informar e justificar suas atividades, bem como, manter o endereço atualizado.

O acordo entre o Ministério Público, autor da denúncia,  e os réus foi firmado durante audiência ocorrida no dia 23 de agosto de 2018.

Para o atual Presidente da Rádio Araçá FM, José Joaquim da Silva, a presente decisão é um atestado de que por mais que tarde, um dia a justiça se faz presente.

“Eu estava presente no momento da invasão da rádio, aquilo tudo foi muito traumático, devido a isso enfrento até hoje sérios problemas de saúde, esperamos muito, mas a justiça fez renascer a sensação de que a impunidade não prosperará”, disse o presidente ao tomar conhecimento da sentença.

Em caso de reincidência e/ou descumprimento de qualquer item do acordo judicial, os réus perdem os benefícios da proposta homologada.

Veja cópia da sentença do acordo:

Relembre o caso da invasão da rádio ocorrido em 22 de junho de 2012, repercutido em matéria do ExpressoPB.net:   

Os partidários, familiares e aliados do ex-prefeito de Mari, Marcos Martins, protagonizaram na manhã desta sexta-feira (22) cenas de repressão e vandalismo contra a Rádio Comunitária Araçá FM seus diretores e apresentadores do Programa Jornalístico Liberdade de Expressão.

Tudo aconteceu depois que o ex-prefeito pela manhã durante uma entrevista na Rádio Rural de Guarabira anunciou que o TJ acabara de conceder uma liminar suspendendo os efeitos da decisão da Câmara Municipal que reprovou as suas contas em novembro do ano passado. Marcos Martins atacou veementemente a emissora comunitária e os seus apresentadores e de forma indireta excitou os seus aliados a tomar uma atitude contra a referida emissora.

Por volta das 11h00 da manhã quando os seus familiares e partidários comemoravam com uma carreata a decisão da justiça, os manifestantes  se dirigiram a Rádio Comunitária querendo usar o espaço. Sem pedir licença enquanto o programa ainda estava no ar um Senhor, de nome Diego Lima que apresenta um programa na Rádio Miramar FM, intitulando-se Assessor do Ex-Prefeito de Mari Marcos Martins, invadiu os estúdios da emissora quebrando a fechadura  e interpelando o apresentador  que pediu para que o mesmo se retirasse do recinto.

Diego Lima já foi protagonista de outro episódio envolvendo a Rádio Araçá FM quando durante uma entrevista o mesmo disse ter vontade de casar com a esposa do apresentador, o caso foi parar na justiça e Diego foi condenado por danos morais e ofensa a honra.

Enquanto Diego Lima havia invadido os estúdios, familiares e pré-candidatos a Vereadores aliados do ex-prefeito Marcos Martins já estavam na porta da rádio tentando adentrar ao recinto,  sendo contidos pelos diretores da casa. O Diretor de Programação da Emissora Marcelo Joaquim foi agredido pelos invasores. A sra. Érica Morgana não se intimidou com a presença da polícia e partiu para agredir o fotógrafo.

A polícia foi acionada  para conter os ânimos dos partidários de Marcos Martins, nem assim foi possível acalmar os invasores. Mesmo com a presença da Polícia a Sra. Érica Morgana não se intimidou e tentou agredir o repórter fotográfico que registrava o tumulto, conforme  podemos observar na foto ao lado. Só depois de muita insistência e negociação da polícia que eles se retiraram.

Os apresentadores dos Programas Jornalísticos da emissora estão se sentido coagidos e acuados com as atitudes inclusive do ex-prefeito que tem dado declarações com excitação a violência contra os apresentadores.

Nas imagens a seguir o internauta pode conferir o que aconteceu no prédio da Rádio  Araçá FM na manhã desta sexta-feira:

Durante o episódio o apresentador do Programa Liberdade de Expressão, Marcos Sales, disse no ar que se por ventura algo acontecer contra ele a responsabilidade é do ex-prefeito Marcos Aurélio Martins de Paiva. “Se por ventura alguma coisa acontecer comigo, com algum integrante dessa emissora a culpa será do ex-Prefeito de Mari, o filho de José Martins, o Sr. Marcos Aurélio Martins de Paiva, do jeito que vai estamos com medo de sermos assassinados”, afirmou categoricamente o apresentador.

Da Redação 
Do ExpressoPB/Fotos: Arquivo 

Comentários