Uma onda laranja e lulista ‘inundou’ a PB

Publicado em segunda-feira, outubro 8, 2018 · Comentar 


Escrevi a cerca de um  mês antes da eleição um artigo sobre o poder de transferência de votos de Ricardo Coutinho e o mito das pesquisas para Zé Maranhão  (releia aqui). Um só poderia ‘quebrar’ a regra se o outro se mantivesse como sempre se manteve.

Nesta segunda-feira, pós eleição, digo que Ricardo Coutinho ‘quebrou’ o tabu da transferência de votos e conseguiu irradiar uma ‘onda laranja’ por todo o estado da Paraíba, com vitória de seu candidato em 209 municípios dos 223.

É mérito de Ricardo essa esmagadora vitória socialista de João Azevedo. Ricardo fez todo o jogo, mexeu com a bola em campo e João soube chutar para o gol.

Onda laranja – Apesar dos prefeitos e lideranças quererem creditar exclusivamente a votação de João nos municípios a força política de cada um, essa não é a realidade, pois o voto em João foi quase que unanime. Vejamos o exemplo de João Pessoa, onde o prefeito é irmão do candidato Lucélio, tem uma gestão bem avaliada e o resultado final foi pró João. Assim se sucedeu em vários outros municípios estado a fora.

Onda vermelha – A onda influenciadora de Lula no Nordeste também deve ter contribuído para o resultado das urnas favoráveis a João. Fernando Haddad, candidato do PT a Presidência ganhou em 218 municípios da Paraíba, os candidatos a governadores do Nordeste com apoio e simpatia por Lula e o PT ganharam no 1º turno.

Essa previsão de onda vermelha no Nordeste este colunista também já havia feito, em outro artigo publicado ainda no final de setembro (releia aqui).

Tudo ocorreu praticamente como previsto, praticamente porque, imaginava-se que teríamos 2º turno na Paraíba, mas a mistura das cores laranja e vermelho deu João no 1º.

Avante Paraíba!

Marcos Sales
Contato com a coluna: @Salles_Marcos
Email: marcosexpresso@live.com

 

 

 

 

Comentários