Trump vai à Escócia na última etapa de visita ao Reino Unido; protestos reúnem milhares em Edimburgo

Publicado em domingo, julho 15, 2018 · Comentar 


Donald Trump conclui neste sábado e domingo sua visita ao Reino Unido com uma estada privada em seu luxuoso complexo hoteleiro de Turnberry, na Escócia, após ter provocado choque ao atacar a estratégia da primeira-ministra britânica para o Brexit.

“Estarei no Trump Trunberry (seu centro esportivo e hoteleiro) para dois dias de reuniões, ligações e, espero, de golfe – meu principal exercício”, tuitou na manhã deste sábado o presidente americano, que chegou à noite à Escócia. “O tempo está magnífico e este lugar é incrível”, acrescentou Trump.

Protestos

Milhares de pessoas participaram neste sábado de uma passeata que começou na frente da sede do Parlamento da Escócia, em Edimburgo, e passou por várias ruas do centro da cidade em protesto contra as políticas do presidente dos Estados Unidos.

Os cerca de 50 mil manifestantes, segundo os organizadores do protesto chamado informalmente de “Carnaval da Resistência”, foram até o parque de Meadows, onde foi inflado o “bebê Trump” – um balão que caricatura o presidente americano como um bebê de feição irritada usando fraldas e segurando um celular. O mesmo balão foi usado em outro protesto similar, realizado ontem, no centro de Londres.

A manifestação foi convocada pela plataforma “Scotland against Trump” (“Escócia contra Trump”), e vários dos participantes carregavam bandeiras e cartazes com mensagens de apoio ao México, à Palestina e à comunidade LGTBI, entre outras palavras de ordem contra o político e empresário.

Na noite de sexta-feira, cerca de 2 mil pessoas se concentraram em Glasgow, a uma hora de seu complexo hoteleiro e de seus três campos de golfe.

A organização Greenpeace anunciou ter lançado um parapente motorizado nas redondezas do hotel para denunciar a política meio-ambiental do presidente americano.

Na chegada a Glasgow, ele foi recebido por um representante do governo britânico em vez da chefe do governo escocês, Nicola Sturgeon.

Saia justa em Londres

Apesar dos protestos, a passagem de Trump pela Escócia deve provocar, em tese, menos abalos que seus dois primeiros dias em solo britânico.

O presidente americano já provocou fortes emoções na sua chegada, em uma entrevista ao tabloide The Sun, ao afirmar que a vontade de Londres de privilegiar uma relação próxima com a União Europeia (UE) após o Brexit poderia “provavelmente matar” a possibilidade de alcançar um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos.

Esse foi um duro revés para May, que tinha estendido um tapete vermelho para receber Trump, destacando a força do vínculo transatlântico.

Trump se mostrou mais conciliador na sexta-feira, durante uma coletiva de imprensa conjunta dos dois dirigentes após se reunirem em Chequers, a casa de campo dos primeiros-ministros britânicos, a noroeste de Londres.

Mostrando sua vontade de alcançar um “fantástico” acordo comercial com Londres, Trump se mostrou otimista: “Queremos fazer intercâmbios com o Reino Unido e eles querem fazer conosco”.

Em sintonia, Theresa May falou de sua vontade de chegar a um acordo “ambicioso” com Washington, uma vez que a saída do Reino Unido da UE tenha sido efetivada.

O presidente americano também lamentou a forma como suas declarações ao The Sun foram transcritas.

“Disse coisas muito amáveis, mas não colocaram elas no título”, afirmou, antes de encher May de elogios.

“É uma negociadora dura. Estive observando-a nos últimos dois dias e é uma pessoa muito, muito inteligente e resolvida”, afirmou Trump, que também tomou um chá na sexta-feira com a rainha Elizabeth II no castelo de Windsor.

G1 

Comentários