México tem eleições gerais neste domingo, com López Obrador favorito para a presidência

Publicado em segunda-feira, julho 2, 2018 · Comentar 


Mais de 89 milhões de eleitores irão às urnas neste domingo (1º) para as eleições gerais no México. Em disputa, estão os cargos de presidente, senadores, deputados federais e mais de 2.700 postos locais, como governadores e prefeitos, entre outros.

Para a presidência, o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador, ex-prefeito da Cidade do México e que já perdeu a disputa presidencial por duas vezes, lidera as pesquisas de intenção de votos.

Se eleito, López Obrador se tornará o primeiro presidente de esquerda do México em décadas, rompendo o controle do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI) e de seus adversários conservadores.

Segundo pesquisa publicada na última quarta-feira, López Obrador, de 64 anos, tem 24 pontos de vantagem sobre o adversário mais próximo na disputa presidencial, o conservador Ricardo Anaya, candidato de uma coalizão formada pela legenda de direita Partido Ação Nacional (PAN) e pela sigla de esquerda Partido da Revolução Democrática (PRD).Obrador, conhecido pela sigla de suas iniciais AMLO e que concorre por uma aliança do seu Movimento Regeneração Nacional (Morena) com outros dois partidos, aparece com 51% das intenções de voto, enquanto Anaya tem 27%.

Também concorrem à presidência o economista José Antonio Meade, candidato governista do PRI, com 19% das intenções de voto, e Jaime Rodriguez, com 3%, candidato independente conhecido como “El Bronco” que foi acusado de arrecadar fundos de campanha de maneira irregular, o que nega.

G1

Comentários