Antigo Engenho Marés em Bayeux, PB, é tombado pelo Patrimônio Histórico

Publicado em domingo, junho 10, 2018 · Comentar 


Riqueza cultural da Paraíba. O conjunto arquitetônico do antigo engenho das Marés, localizado na cidade de Bayeux, às margens da BR-230, foi tombado pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (Conpec). O tombamento foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) e Publicado pelo Diário Oficial da Paraíba.

Ainda de acordo com a publicação, os prédios tombados estão inseridos na poligonal de preservação rigorosa. A recomendação da relatora do tombamento, a conselheira Nahya Maria Lyra Cajú, representante da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) quanto a ser assegurado o acesso de todos ao bem, como forma de promover a sua conservação.

Os prédios do antigo engenho pertencem a uma empresa privada e integram uma área onde foi construído um condomínio horizontal. A Alphaville Urbanismo, responsável pelo condomínio, esclareceu por meio de nota que o tombamento foi pedido pelos antigos proprietários da área de maneira voluntária em 2005, antes do acordo comercial para construção do residencial horizontal.

O registro oficial do tombamento foi definido no final do ano de 2017. Existe um planejamento para requalificação e restauração da área, fato que vai permitir a restauração do patrimônio arquitetônico protegido pelo tombamento.

Redação  

Comentários