Na Araçá FM, Secretário expõe detalhes da implantação de ‘Geodésica’ em Mari, base de um Sistema Produtivo Integrado

Publicado em domingo, maio 20, 2018 · Comentar 


Secretário Ramos

O Secretário do Desenvolvimento Econômico e Agrário do município de Mari, Zona da Mata da PB, em entrevista ao Programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM na última sexta-feira (18) anunciou que nos nos próximos dias será implantado no município a primeira GEODÉSICA – a base de um Sistema Produtivo Integrado.

A implantação, segundo Severino Ramo, é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Mari, através de sua pasta e a Universidade Federal da Paraíba, através da Pró-reitora para Assuntos Comunitários/PRAC  e resultará numa experiência inovadora e desafiadora, que consiste na implantação de um Sistema Produtivo, Agroecológico e de cunho Cooperativo. E o ponto de convergência para o alcance do objetivo delineado é a construção de uma GEODÉSICA feita de BAMBU.

Propriedade onde está sendo implantada

Ramos disse que experiência está sendo desenvolvida numa pequena propriedade rural que fica as margens da PB 073, próximo ao campo de futebol municipal, com cerca de 3 hectares e será utilizada uma técnica de construção tradicional, que está relacionada com Bioconstrução, Arquitetura Sustentável e a Permacultura (cultura permanente). “Falamos que é uma técnica de construção tradicional, porque nos remente aos primórdios da construção das casas para abrigar os povos tradicionais. Discutida entre grupos de agroecologia a técnica que agora leva o nome de bioconstrução, supera o simples ato de construir, pois envolve outros aspectos como a organização da comunidade, a solidariedade e a dimensão filosófica do mutirão. Por isso é comum às pessoas que participam desses mutirões compartilhar de momentos especiais de transformação de suas vidas e dos beneficiados diretos, ou seja, das pessoas que irão morar na nova casa”, esclareceu o secretário.

Modelo a ser construído

A GEODÉSICA terá uma área coberta de cerca de 80², com 4,7 metros de altura e servirá como ponto de apoio para a realização de cursos, vivências e treinamentos. No seu entorno será desenvolvido o experimento do Sistema Integrado de Produção, no qual haverá uma espécie de simbiose entre a criação de animais, produção de hortaliças e o cultivo de um pomar formado por frutíferas nativas ou adaptadas. Serão criadas galinhas caipira, suíno, gado e peixes; na horta, haverá o cultivo de alface, coentro, pimentão, tomates, couve, dentre outros; o pomar será formado por pés de coqueiros, jambo, goiaba, graviola, jaca, manga, limão e laranja. Além da implantação de uma cerca verde, composta por arvores nativas em consórcio com pés de maracujá. Outras culturas alimentares poderão ser inseridas no decorrer da experimentação. Não haverá a utilização de produtivos químicos e nem de agrotóxicos no controle de pragas e doenças; o controle será feito de forma biológica!

No Sistema Produtivo Integrado se busca a sinergia entre as diversas atividades desenvolvidas no ambiente – a SUSTENTABILIDADE, deste modo, buscar-se-á o uso de energias renováveis, especificamente a SOLAR.

Da Redação 
Do ExpressoPB
 

Comentários