Munição que matou Marielle foi roubada da PF na Paraíba, diz Ministro

Publicado em sábado, março 17, 2018 · Comentar 


O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse nesta sexta-feira que a munição usada para matar a vereadora Marielle Franco (PSOL) foi roubada da Polícia Federal há muitos anos. Segundo ele, um dos roubos aconteceu nos Correios da Paraíba, e outro foi cometido por um escrivão na Superintendência da PF do Rio de Janeiro, que já responde inquérito pelo crime.

O ministro afirma que a PF já abriu mais de 50 inquéritos ao longo dos anos por conta desta munição desviada. Um dos casos mais rumorosos, disse ele, é a chacina em Osasco, que foi cometida com o mesmo lote de munição. Na ocasião, 23 pessoas foram assassinadas, em agosto de 2015.

O ministro disse que a PF já designou um especialista em impressões digitais e DNA para fazer exame na munição e vai confrontar os dados com seu banco, para ver se descobre a autoria do crime. A investigação, no entanto, terá um complicador adicional. A Polícia Federal não tem o registro completo da munição que cada policial recebe ao longo da carreira, segundo disse ao GLOBO um dos mais experientes delegados da área.

Marielle Franco foi assassinada nesta quarta-feira (14)

Pelas informações da perícia da Polícia Civil do Rio de Janeiro, as balas que mataram Marielle faziam parte do lote UZZ-18, vendidas a Polícia Federal de Brasília em 2006. As polícias Civil e Federal vão iniciar um trabalho conjunto de rastreamento para tentar descobrir se houve desvio do material.

A vereadora foi assassinada a tiros na noite de quarta-feira após deixar o evento “Jovens Negras Movendo as Estruturas”, na Rua dos Inválidos, na Lapa. O crime aconteceu por volta das 21h30m na Rua João Paulo I, no Estácio, próximo à prefeitura do Rio. O motorista que estava com ela, Anderson Pedro Gomes, também foi morto na ação. Eles estavam acompanhados da assessora da vereadora, que foi atingida por estilhaços.

O Globo

Comentários