Agricultores de Bananeiras, no brejo, buscam certificação para produção orgânica

Publicado em sábado, janeiro 20, 2018 · Comentar 


Os agricultores de Bananeiras cidade do Brejo Paraibano estão passando por processo para receberem o Selo Orgânico Brasil que garante a qualidade dos produtos cultivados organicamente. Cerca de 30 agricultores, estão recebendo capacitação continua uma parceria das Cooperativas locais com a Prefeitura Municipal, Emater, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e entidades não governamentais, inspecionados pela OPAC.

O Sistema participativo de Garantia, junto com a certificação, compõe o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica (SisOrg) é este Selo que irá garantir a qualidade dos produtos que sairão do campo para o consumidor final.

A capacitação é desempenhada em duas etapas; a primeira com a elaboração de um Plano de Manejo Orgânico que detecta as potencialidades de cada propriedade, como pode ser realizado o cultivo, os cuidados com o solo e com a água e a viabilidade dessa produção para o mercado. Além de palestras sobre alimentação saudável, valor agregado ao produto orgânico, meios de produção e segurança alimentar.

A segunda etapa da capacitação é realizada através de aulas de campo, com a produção de biofertilizantes para ajudar no manejo dos cultivos. O produtor certificado tem uma maior garantia para a absorção da produção pelo mercado de orgânicos que cresce ano após ano, agradando ao consumidor que procura uma alimentação mais saudável sem a utilização de agentes químicos.

Sempre viabilizando ações que melhorem a vida do homem do campo, a Prefeitura de Bananeiras se empenha para capacitar gerando a autonomia desses produtores.

Ascom-PMB

Comentários