Em nota prefeitura de Sobrado rebate matéria sobre água de má qualidade em Areia Vermelha

Publicado em sábado, novembro 18, 2017 · Comentar 


A Prefeitura de Sobrado, na Zona da Mata da PB, emitiu nota na qual rebate pontos elencados em matéria do ExpressoPB.net a respeito do fornecimento de água da comunidade de Areia Vermelha naquele município e chamou de ‘mera dedução’ os fatos relatados na referida matéria.

Leia também: Enquanto povo de Areia Vermelha, em Sobrado, pede socorro por água, prefeito faz gestão para mídia

Apesar da editoria do ExpressoPB.net disponibilizar o espaço para a prefeitura prestar os esclarecimentos, bem como disponibilizou o endereço eletrônico para tal, a nota critica a postura do portal ao publicar a matéria sem antes ouvi-la ao tempo em que questiona a frase ‘gestão para mídia’ e justifica a necessidade do poder público em publicizar suas ações, o que provocou a necessidade de nossa editoria fazer alguns esclarecimento que será pautados em breve.

A prefeitura aproveita a nota para informar das providências que estão sendo tomadas para restabelecer prontamente a normalidade no abastecimento de água de Areia Vermelha, conforme o leitor confere a seguir na íntegra:

Em resposta à matéria “Enquanto povo de Areia Vermelha, em Sobrado, pede Socorro por água, prefeito faz gestão para mídia”, publicada pelo Portal ExpressoPB.net no dia de hoje, a Prefeitura Municipal de Sobrado vêm de forma respeitosa e com respaldo na legislação, manifestar seu direito de resposta e de forma tácita restabelecer com fidedignidade e exatidão os fatos narrados na matéria.

É de conhecimento de toda a região da zona da mata, a gestão exitosa implementada em Sobrado pelo prefeito George Coelho, notadamente a atenção para com a falta de infraestrutura hídrica desde o inicio de seu primeiro mandato tem sido uma marca da administração. Com o expressivo número de mais de 1000 famílias que passaram a contar com água em suas residências, é sem dúvidas o município da mata paraibana que mais investiu em sistemas de abastecimento de água, sendo meta para o segundo governo atingir 100% dos domicílios da zona rural do município com água encanada e a custo zero para os moradores.

A breve explanação se faz necessária para elucidar que é uma preocupação primordial da gestão do prefeito George Coelho cuidar de levar água até os mais longínquos recantos de Sobrado, demandando investimentos elevados em obras de abastecimentos complexos, inclusive com vários projetos tendo sua conclusão com a integralidade dos recursos próprios do município, como no caso da Comunidade de Caruçu II, onde mais de 100 famílias que nunca souberam o que era ter água em suas casas, passaram a contar com esse serviço no ultimo mês de setembro. Segue matéria para ilustrar e comprovar o relato.

Na referida comunidade de Areia Vermelha, que é alvo das criticas da matéria, e que apesar do título indicar uma conotação caótica a situação, percebe-se desde a imagem que introduz a reportagem, a atuação efetiva e determinante do poder público municipal através das máquinas e servidores da secretaria de infraestrutura, na realização dos serviços de ligação de ramais e construção do reservatório. Ademais merece destaque ainda a referência ao péssimo serviço prestado a comunidade pela CAGEPA, atestado pelo próprio morador, segundo a matéria. O abastecimento de água de Areia Vermelha hoje é alimentado com cerca de 110 mil litros de água proveniente de poços artesianos, de forma continua e ininterrupta, diferente do fornecimento da CAGEPA que fornecia o volume de no máximo 70 mil litros de água por dia, com períodos de falta de água constantes, e com despesas de mais de 5 mil reais por mês ao município, sendo esse responsável pelo pagamento de faturas das famílias que se encaixavam na tarifa social.

O trabalho ainda não está concluído na comunidade, busca-se atingir a normalidade do sistema, o que tem sido dificultado, sobretudo por desvios e furto de água, muitos desses já descobertos e eliminados pela equipe da infraestrutura, havia casos de desvios de água até para o município de Riachão do Poço. Existe uma equipe monitorando toda a extensão da rede na busca por encontrar novos focos de mau uso da água, mais um poço será ativado e o reservatório terá sua capacidade elevada. A prefeitura já solicitou junto a AESA (Agencia Executiva de Gestão das Águas) uma analise da água que está sendo fornecida, e a partir do laudo técnico será dado o tratamento adequado. Em breve teremos água chegando em quantidade suficiente e com regularidade para as 152 famílias atendidas pelo sistema.

Quanto á referência “prefeito faz gestão para mídia”, o redator ou jornalista responsável pela edição, não se ateve a detalhar baseado em que fez a alusão no título, o que por lapso ou falta de conteúdo para fundamentar tal alegação fragiliza a citação, bem como nos traz um escopo do que se presta com tamanha ilação.

Toda gestão que se preze tem o dever de publicizar suas ações e serviços, tanto para informar quanto para levar transparência ao serviço público, tanto é assim que é a PUBLICIDADE um dos princípios que regem a administração publica.

É comungando do dever de informar e de restabelecer a verdade que esperamos que episódios como esse possam ser evitados pelo exercício do bom jornalismo, onde se espera que a parte contrária possa exercer seu direito ao contraditório antes de ser dado coro a uma mera dedução.

Reiteramos nosso compromisso em manter uma politica séria de investimento nos diversos setores do município. É impossível pensar em evolução e crescimento com famílias ainda sem agua nas suas residências, daí nossa meta de fazermos chegar esse liquido tão precioso a todas as casas de nossa cidade.

Agua é vida. Cuidemos dela.

Sobrado, 17 de novembro de 2017

A Prefeitura Municipal de Sobrado 

Da Redação 
Do ExpressoPB

Comentários