Prefeitura de Mari intensifica campanha “Novembro Azul”, com destaque para prevenção do câncer de próstata

Publicado em sexta-feira, novembro 17, 2017 · Comentar 


A Prefeitura de Mari (PB), Zona da Mata Paraibana, através da secretaria de saúde preparou uma programação especial para o dia 20 de novembro, a partir das 8h00, no Centro de Saúde, localizado ao lado da Igreja Católica no centro da cidade, com ações voltadas para a compreensão da classe masculina sobre a importância da prevenção do câncer de próstata e outras doenças que atingem a saúde dos homens.

Serão oferecidos os seguintes serviços: consultas médicas com clínico geral e urologista, exame de eletrocardiograma, exames para medir taxas de colesterol e triglicerídeos, aferição de pressão arterial e glicemia, realização do texto de PSA para os homens acima de 40 (quarenta) anos e avaliação nutricional.

“Todas as causas em benefício da população serão sempre apoiadas e promovidas por nós. O “Novembro Azul” tem como objetivo principal, o diagnóstico e a prevenção do câncer de próstata, mas também tem como preocupação fazer com que os homens cuidem mais da própria saúde de forma constante, nesse sentido convido os nossos amigos marienses para prestigiarem esse evento de grande importância”, frisou o chefe do executivo municipal, prefeito Antonio Gomes.

A secretária de saúde, Emanuelle Chaves, alertou para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “É um tipo de câncer muito comum entre homens no Brasil e o diagnóstico precoce é fundamental. Os fatores de risco incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. O câncer pode ser diagnosticado inicialmente, através de exame laboratorial (dosagem do PSA), e o município oferece de maneira permanente atendimento e procedimentos gratuitos”, disse.

A campanha “Novembro Azul” teve início no dia 01/11, na UBS de Taumatá, zona rural do município de Mari.

Da Redação 
Com Assessoria

Comentários