PMJP assina termo de pactuação e passa a oferecer transplantes de rins e fígado


O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, assinou, na manhã desta terça-feira (7), um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal (PMJP), o Sistema Único de Saúde (SUS) e os Hospitais Nossa Senhora das Neves e Memorial São Francisco, para que a PMJP passe a oferecer transplantes de rins e fígado nas instalações dessas unidades de saúde pela rede pública.

Luciano Cartaxo disse que o serviço volta a ser oferecido pela rede pública depois de praticamente 10 anos. Segundo ele, a iniciativa contará com um investimento de R$ 8 milhões por ano.

Entre os meses de janeiro e setembro deste ano, a Central Estadual de Transplante na Paraíba realizou 140 transplantes, sendo 114 de córnea, 25 de rim e 1 de fígado.
Com o credenciamento de mais duas equipes transplantadoras, a Paraíba passa a ter cinco equipes capacitadas para realização desses procedimentos, sendo três hospitais para transplantes de rins (dois em João Pessoa e um em Campina Grande) e dois para transplantes de fígado, ambos na Capital.

A relação de pacientes que precisam de transplantes é administrada pela Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde (MS), por meio de sistema informatizado, juntamente com a Central Estadual de Regulação. A diretoria de Regulação da Rede Municipal de Saúde ficará responsável em acompanhar e fiscalizar todo o processo dos usuários da rede municipal.

Da Redação 
Com Portal Correio

Comentários

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *