domingo, 18 de novembro de 2018
SIGA-NOS

Vereador solicita elevação da ponte entre Valentina e Mangabeira em JP



Publicado em sábado, outubro 28, 2017 · Comentar 

O alagamento na via de acesso entre os bairros do Valentina e Mangabeira, localizados na Zona Sul de João Pessoa, é um problema antigo. Ao longo dos anos, principalmente nos períodos chuvosos, a preocupação é grande para os moradores daquela região às margens do Rio Cuiá; para quem precisa trafegar por aquela via pública (Rua Brasilino Alves da Nóbrega); e também para as autoridades locais.

O vereador Marmuthe Cavalcanti (PSD), morador do Valentina,vem lutando desde o início do seu mandato para que a ponte entre os dois maiores bairros da Capital seja elevada ou reconstruída, evitando alagamentos e a interrupção do tráfego de veículos no local. Para isso, já apresentou uma emenda parlamentar à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para o exercício financeiro de 2017, e os requerimentos 287/2013 e 6.662/2017, visando também à melhoria da mobilidade urbana entre os bairros.

De acordo com o parlamentar, a Prefeitura da Capital não se acomodou em nenhum momento para resolver esta situação. “A construção de uma nova ponte entre os dois maiores bairros de João Pessoa é uma demanda histórica que temos acompanhado de perto há vários anos, junto à população local e com a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Esta importante obra resolverá definitivamente um problema crônico, que envolve infraestrutura, mobilidade urbana e moradias precárias”, disse Marmuthe.

Além disso, a atual Gestão Municipal lançou edital para selecionar empresas visando à construção de um novo acesso e ponte entre os bairros, ligando o Valentina II – na Rua Celita Lira Portela – com a principal de Mangabeira por dentro, via Rua Abel Bezerra de Lima. Os editais para realização das duas obras foram publicados no dia 21/11/2013 no Diário Oficial da União, no Diário Oficial do Estado da Paraíba e no Jornal Correio da Paraíba. Na época, nenhuma empresa teve interesse em atender ao chamado do Executivo Municipal e as licitações foram consideradas “desertas”.

“Ao longo do tempo a Prefeitura vem fazendo sua parte: planejando, projetando e licitando as obras. A elevação da ponte na ladeira Valentina-Mangabeira estava prevista há algum tempo, mas o problema é que o recurso não foi enviado pelo Governo Federal e a licitação foi revogada. Mas agora deve sair o recurso de uma emenda impositiva e, finalmente, a tão sonhada obra poderá acontecer”, explicou Marmuthe.

Segundo o secretário de Infraestrutura de João Pessoa, Cássio Andrade, não existe a possibilidade de executar tal projeto ainda neste ano. Durante entrevista no rádio, ele revelou que sua divisão está realizando os estudos técnicos necessários para poder realizar novas licitações. “A solução seria fazer o mesmo que fizemos na Beira Rio. Pode observar, já choveu bastante lá, o rio chegou a transbordar, mas o trânsito continuou a fluir normalmente. Os solos destas regiões são parecidos, então o projeto seria similar”, considerou Cássio.

Rotatória de acesso à Nova Mangabeira

Enquanto isso, o vereador já conseguiu, através do requerimento 3.579/2013, a construção de uma rotatória na Rua Brasilino Alves da Nóbrega, no trecho que dá acesso ao Loteamento Nova Mangabeira. Por se tratar de uma via transversal no meio da ladeira Valentina-Mangabeira, com intenso tráfego de veículos e falta de sinalização, ocorriam inúmeros acidentes, causando transtornos à população. Mas com a construção desta rotatória, há um ano, a circulação de veículos no local ficou bem melhor e mais segura.

Da Redação 
Com Assessoria

Comentários


SIGA-NOS

Todos os direitos reservados - Proibida reprodução total ou parcial deste site sem aviso prévio

Copyright © 2017 - ExpressoPB - CNPJ: 10.962.007/0001-48