Primeiro-ministro do Iraque lança ofensiva contra último reduto do EI no país

Publicado em quinta-feira, outubro 26, 2017 · Comentar 


O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, anunciou nesta quinta-feira (26), em mensagem pela televisão, o início da ofensiva contra o último reduto do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no país, a região de Al Qaim e outras cidades na margem do Rio Eufrates. A informação é da Agência EFE.

“Não há escapatória, senão a morte ou rendição”, disse Al-Abadi, que faz visita oficial a Teerã.

O chefe do Governo iraquiano garantiu que as áreas sob domínio dos jihadistas “voltarão todas ao território da pátria, com a determinação e perseverança dos combatentes heroicos das Forças Armadas” e afirmou que a vitória está próxima.

O EI só controla no Iraque uma área povoada na margem do Rio Eufrates, no Noroeste do país. Também tem presença na região do deserto da fronteira da Síria, país onde mantém territórios sob seu controle.

As populações mais importantes da região da ofensiva são Al Qaim, na fronteira com a Síria, e Raua, ambas situadas na província de Al Anbar.

Em julho passado, as tropas iraquianas tomaram o controle de Mossul, a cidade mais importante, que desde 2014 esteve sob o domínio do EI, e nos meses seguintes tomaram outras áreas do Norte do país, como a região de Tel Afar e Al Hauiya.

Da Redação
Com Agência Brasil 

Comentários