Merkel vence na Alemanha, mas se preocupa com extrema-direita

Publicado em segunda-feira, setembro 25, 2017 · Comentar 


A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, afirmou neste domingo (24) que sua função agora é construir um novo governo. Ela se manifestou pela primeira vez após uma pesquisa de boca de urna apontar uma vitória de seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU).

Com a provavel vitória, Merkel obterá seu quarto mandato seguido como chefe do governo alemão. Ela é chanceler da Alemanha desde 2005, e já liderou tres governos, dois dos quais de “Grande coalizão” com o Partido Social-Democrata (SPD).

“Temos mandato para formar um novo governo e vamos formar um novo governo” declarou Merkel.

Ela fez as declarações diante dos partidários para comemorar os resultados. “A gente esperava mais, mas formarei o governo. É uma responsabilidade estar há 12 anos no governo, continuamos sendo a principal força política do país.” A chanceler, entretanto, expressou preocupação com a chegada no Parlamento da Alternativa para a Alemanha (AfD). Salientou que “é necessário entender as razões desse ingresso”.

“Temos que cuidar da Alemanha, temos que prestar atençao na justiça social, temos que trabalhar para uma União Europeia mais forte e temos que lidar também com a questão das migrações”, declarou Merkel, salientando que “todas as forças e também a calma serão empenhados nesse esforço”.

Segundo a pesquisa, divulgada pela rádio ARD, a CDU em aliança com o partido gêmeo da Bavaria União Cristão-Social (CSU), teria alcançado 32,5% dos votos, enquanto a SPD teria apenas 20% das preferências. Para os social-democratas são cinco pontos a menos em comparação com o resultado da última eleição, há 4 anos.

O partido liberal (FDP) teria alcançado 10,5%, o Partido Verde 9,5% e a extrema-esquerda do Die Linke 9%.

O partido de extrema-direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), teria ficado em terceiro lugar, com 13,5% dos votos, entrando pela primeira vez no Bundestag, o Parlamento alemão.

Da Redação
Com Mundo  

Comentários