Camila destaca potencial paraibano no esporte paralímpico


A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) destacou, nesta sexta-feira (22),o potencial da Paraíba nos esportes paralímpicos e lamentou os poucos investimentos do poder público.

Segundo a deputada, é preciso investir na formação destes atletas e principalmente iniciar um processo de base nas escolas de todo o Estado. Esta declaração foi dada em alusão ao Dia Nacional e Estadual do Atleta Paralímpico, comemorado no dia 22 de setembro.

De acordo com a parlamentar, além de comemorar, a data marca a necessidade de investir no esporte e nos atletas que já rompem tantas barreiras no seu dia a dia.

Camila afirma que a falta de investimentos na área é comprovada por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que mostrou que das 223 cidades do Estado, em 18 delas existe algum programa de incentivo a esta modalidade esportiva.

A pesquisa acrescentou que em relação ao esporte paralímpico de alto rendimento, o número é ainda mais baixo: apenas oito.

“Defendo que os investimentos devem começar por baixo, como nas escolas”, destacou a deputada, lembrando que alguns atletas destacam-se nas competições mundiais, como o paratleta Petrúcio Ferreira que conquistou medalhas em três provas nas Olimpíadas de 2016.

Camila ressaltou ainda os paraibanos do futebol de cinco que conquistaram ouro. Além deles, os paraibanos do golbol também conquistaram medalha na competição.

A tucana é autora do projeto que resultou na lei que cria o Dia Estadual do Atleta Paralímpico. A Lei estadual, de sua autoria, estabelece o 22 de setembro como o Dia Estadual do Atleta Paralímipico.

“Esta lei tem como objetivo contribuir para a divulgação do paradesporto no nosso Estado, da atividade física adaptada, incentivando a prática por aqueles que apresentam alguma limitação, além de reconhecer e valorizar esses atletas como pessoas capazes de uma atividade desportiva”, concluiu a deputada.

Assessoria

Comentários

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *