Pedra da Caveira em Araruna é eleita uma das 50 vias Clássicas do Brasil

Publicado em domingo, setembro 3, 2017 · Comentar 


A editora Companhia da Escalada lançou a 1ª edição (2017) do livro “50 vias clássicas do Brasil”, com 320 páginas. O livro é assinado por Flavio Daflon e Cintia Daflon.

A Pedra da Caveira em Araruna foi considerada uma das 50 melhores vias clássicas para “fratura de têmpora” do Brasil, sendo destacada na conceituada revista “Companhia da Escalada”, que é direcionada aos esportes de aventura.

A Fratura de têmpora é uma via de escalada conquistada em 2002 por Júlio Castelliano e Luís Nabazzo (Lula).  Júlio domiciliado na zona rural de Araruna, no sítio Água Fria, é um grande incentivador dos esportes de aventura na região, onde o mesmo explica. “No Brasil existem quatro (4) tipos de modalidade de escalada: Indoor, feita dentro de ginásios ou lugares fechados; Boulder que são escaladas em pequenos blocos de pedra sem o auxílio de cordas e a escalada em Paredes de no máximo 50 metros, chamadas de escalada esportiva e Paredes com mais de 50 metros chamadas de vias clássicas como no caso da realizada na nossa Pedra da Caveira”.

A Pedra da Caveira é uma das formações rochosas situadas no Parque Estadual da Pedra da Boca, unidade de conservação da Paraíba, localizada no município de Araruna. No parque em si, já estão catalogadas mais de 100 vias de escalada.

Júlio Castelliano é o idealizador e proprietário da Pousada Céu da Boca em Araruna, e faz parte do grupo de aventura Casca Grossa. Telefone para contato: (83) 9.8854-7227.

Da Redação 
Com Araruna Online

Comentários