Festa da Pedra Pão de Açúcar acontece no dia 15 de agosto em Tacima/PB

Publicado em terça-feira, agosto 15, 2017 · Comentar 


Com uma parceria entre os Municípios de Tacima, Caiçara e Logradouro, a tradicional Festa da Pedra Pão de Açúcar acontece no próximo dia 15 (terça-feira).

O evento que acontece na Pedra pão de açúcar, em Tacima, município localizado há pouco mais de 140 km de Distância da Capital Paraibana, João Pessoa e há cerca de 112 km da capital do Rio Grande do Norte, Natal, ocorre anualmente no dia em que a igreja católica celebra  a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, também conhecida como Nossa Senhora da Assunção, realizada no local há mais de um século.

A programação da Festa conta com Procissão, Celebração da Santa Missa, louvor e oração, além de apresentações culturais. No local do evento haverá banheiros químicos, tendas e praça de alimentação. O acesso à Pedra será melhorado para facilitar a chegada dos turistas e visitantes.

Pela sua formação rochosa, a Pedra é um atrativo a parte. Ao longo do dia centenas de pessoas fazem uma caminhada até o topo, num percurso de mais de 300 metros de subida. A pedra oferece ainda, condições perfeitas para a prática de esportes de aventura, como rapel e escalada, além da caminhada ecológica.

Sobre a festa

A Festa da Pedra começou a se realizar nos primeiros anos do século XX, no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Boa Morte, e existe mais de uma versão para a sua origem. A mais detalhada foi narrada por José de Arnaldo Mendonça que ouviu de sua bisavó, Clemência Guilhermina.

Segundo o pesquisador, historiador e Professor caiçarense, Jocelino, tudo começou com um homem identificado como Manoel Sertanejo. Sua História conta, que certa feita ele foi cortar lenha no dia de Nossa Senhora da Boa Morte, mesmo contra a vontade de sua esposa, que alegava ser dia santo. Quando estava cortando a lenha passou mal. Sentindo-se que poderia morrer, fez uma promessa à santa; dizendo que se escapasse faria da madeira um cruzeiro, depois o colocaria no alto da pedra e sempre rezaria no local. Manoel realmente não morreu naquela ocasião e cumpriu a promessa até o fim dos seus dias.

A história de Manoel tornou-se conhecida na cidade e depois que ele faleceu a viúva procurou o então, Padre Aprígio, para que ele mantivesse a tradição, rezando uma missa no dia da santa. Padre Aprígio atendeu ao pedido e a partir daí todo dia 15 de agosto passou a sair uma procissão da Igreja Matriz em direção à Pedra, evento religioso que ocorre até hoje.

PROGRAMAÇÃO DA FESTA DA PEDRA

Programação religiosa

05h00 – Procissão da Santa saindo da Igreja Matriz de Caiçara.

07h00 – Celebração da Santa Missa, na Pedra Pão de Açúcar

08h30 – Show Louvor com a Banda Os Servos de Jesus e Maria

12h00 – Programação Cultural

Forró dos Primos e Zé Carlos e Banda

Cavalgada Ecológica

09h00 – Saída do Braga (Tacima-PB), destino à pedra.

Da Redação 
Com Assessoria

Comentários