FAQs do Palmeiras pós-eliminação: Cuca pode sair? Elenco muda? Veja respostas

Publicado em quinta-feira, agosto 10, 2017 · Comentar 


A eliminação do Palmeiras na Libertadores, torneio que era considerado prioridade pelo clube em 2017, faz surgirem dúvidas importantes sobre a sequência da temporada. Depois da queda nas oitavas de final para o Barcelona de Guayaquil, com derrota nos pênaltis, na quarta-feira, o que será de Cuca? E dos jogadores?

Para quem não é tão familiarizado assim com internet, o termo “FAQs” é um acrônimo da expressão inglesa “Frequently Asked Questions”, que pode ser traduzida por “Perguntas Mais Frequentes”. O GloboEsporte.com separou algumas questões neste formato e as responde abaixo.

Cuca pode deixar o clube?

Pode. O presidente Maurício Galiotte disse publicamente que o trabalho segue, mas o próprio técnico afirmou na entrevista coletiva após a partida estar “no limite”. Ele vem tendo dificuldade para dar padrão à equipe, e não está descartada a possibilidade de colocar o cargo à disposição. Seu contrato é válido até o final de 2018.

Sairão jogadores?

É muito provável que jogadores com potencial de mercado recebam investidas mais fortes do futebol europeu a partir de agora. Os atacantes Dudu e Róger Guedes são constantemente assediados. O centroavante colombiano Borja, contratação mais cara da história do clube, não convenceu e já recebeu sondagens. E Yerry Mina, seu compatriota, é outro nome bem avaliado internacionalmente – a preferência do zagueiro é do Barcelona até a Copa do Mundo.
Chegarão reforços?

Não. A não ser que a diretoria mude a palavra. Em entrevista coletiva pouco depois da eliminação na Copa do Brasil, o diretor de futebol, Alexandre Mattos, afirmou que a contratação do atacante Deyverson havia sido a última da temporada.

Segungo Mattos, Deyverson foi o último reforço do ano (Foto: Ag. Palmeiras/Divulgação)
O Palmeiras ainda sonha com o título brasileiro?

É a competição que resta, depois de três eliminações em mata-mata (Campeonato Paulista, Copa do Brasil e Libertadores). Na quarta colocaçao, a desvantagem para o líder e rival Corinthians atualmente é de 15 pontos. Mesmo restando ainda 19 rodadas, a diferença é considerada muito grande. Por isso, o objetivo é terminar na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores, o G-6.
O planejamento para 2018 será antecipado?

Já vinha sendo tocado e será acelerado. A diretoria tenta negócio com Emerson Santos, zagueiro do Botafogo, e também monitoria goleiros jovens – o titular Jailson tem 36 anos, enquanto Fernando Prass, três anos mais velho e atualmente reserva, tem contrato apenas até o final de dezembro.

Emerson Santos também interessa ao Corinthians (Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Como fica a relação com a Crefisa?
A princípio, continua a mesma. O contrato foi renovado no início do ano, com validade de duas temporadas. O que pode sofrer redução é o dinheiro investido à parte em contratações. Somente em 2017, a financeira emprestou mais de R$ 100 milhões para reforços – em caso de venda por valor igual ou superior, o montante investido é devolvido.

Da Redação
Com Globo Esporte 

Comentários