Gafe: Ao celebrar aniversário de Pombal, secretária ‘engole’ 90 anos de Emancipação Política da cidade


Uma gafe cometida pela secretaria de Educação do Município de Pombal, no Sertão da Paraíba, tem virado chacota nas redes sociais.

É que um convite que está circulando convida algumas autoridades para participar dos 155 anos de Emancipação Política.

O problema é que agora em 2017 o município completou 245 anos de Emancipação, e não 155.

Onde foram parar os 90 anos é que ninguém sabe?

O evento está agendado para a tarde de hoje, às 17h.

A EMANCIPAÇÃO

A cidade de Pombal, uma das mais antigas da Paraíba, celebrou no dia 04 de maio 245 anos de Emancipação e Elevação Política. A data reverencia a condição em que a povoação de Bom Sucesso do Piancó de Arraial passava a Vila, desta forma sendo chamada de Vila de Pombal no ano de 1772.

No aspecto histórico uma peculiaridade importante, diferente do que aconteceu com os demais municípios paraibanos que tiveram suas emancipações políticas quando alcançaram status de cidade. Pombal foi privilegiada em sua independência bem antes, com autonomia a época se dando em virtude às leis vigentes de Portugal.

Em razão desse fato, sendo Pombal uma exceção, municípios do Brasil Colônia só passaram a serem autônomos em observância as novas leis do Império quando receberam status de cidade. Com a elevação a categoria de Vila, teve a regalia de sua emancipação política instalando a Câmara formada por Juízes ordinários, presidentes, vereadores, juiz de órfão, procurador, almotacés etc.

Um detalhe para o Seridó: A cidade de Caicó, quando se chamava “Vila do Príncipe”, foi desmembrada em 1748 da Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Piancó, atual cidade de Pombal, no estado da Paraíba. E este blogueiro também é natural daquele município paraibano.

Da Redação
Com Pbagora

Comentários

Artigos relacionados

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *