Quem é, o que pensa e o que pretende realizar: Secretário de Esporte de Alagoa Grande concede entrevista à EXPRESSO

Publicado em terça-feira, junho 27, 2017 · Comentar 


A edição de nº 28 da Revista EXPRESSO foi até a terra de Jackson do Pandeiro e Margarida Maria Alves conhecer o Secretário mais jovem da Paraíba. Com apenas 24 anos de idade, Ítalo Avelar, se orgulha em ser alagoagrandense e de ter ajudado a ‘quebrar a gangorrar política de cerca de 40 anos entre duas tradicionais famílias políticas local.

Nessa entrevista à EXPRESSO, Ítalo diz quem é, o que pensa e o que pretende fazer pela cidade de Alagoa Grande. Confira na íntegra:

Ítalo Ivis Pereira Avelar

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”

Com esse pensamento, o jovem de 24 anos de idade, empresário, filho do casal Ailton e Maria de Fátima Avelar, Ítalo inicia um bate-papo com a repórter Mayara Paiva. Ele é estudante universitário, empresário e atual Secretário de Juventude, Esporte e Lazer da cidade de Alagoa Grande, no brejo da PB, terra de Jakson do Pandeiro e de Margarida Maria Alves. Nessa conversa, Ítalo Avelar fala de sua atuação a frente da pasta, de seus projetos para o futuro, conforme o leitor confere a seguir:

RE – Fale um pouco de sua trajetória política na cidade de Alagoa Grande.

Ítalo Avelar – Sou de nova geração da política alagoagrandense, comecei na política no ano de 2008 ainda com 15 anos de idade fazendo parte, liderando grupos jovens na campanha local, em 2010 voltei novamente dessa vez exercendo o direito e a posição de eleitor já com 17 anos, nas eleições de 2012 participei ativamente como um dos coordenadores da campanha do prefeito da época; de 2013 a 2015 tive  uma experiência política fantástica de acompanhar de perto e fazer parte da assessoria do então vice-governador da Paraíba, Rômulo José de Gouveia, que em 2014 venceu as eleições e mais uma vez retornou à Câmara Federal. No ano de 2016 assumi os destinos do PSD em Alagoa Grande e começamos o projeto de ter uma candidatura própria do partido aonde convidamos na época Antônio Sobrinho para entrar na legenda e disputar as eleições de outubro como candidato a prefeito, vi em Sobrinho todas as qualidades para vencer as eleições entre elas a mudança onde nossa cidade era governada a 42 anos por duas tradicionais famílias, sabíamos que não iria ser fácil mas fomos em frente. Vencemos as eleições sobrinho realizou um sonho de 32 anos de ser prefeito de sua terra natal! Recebi o convite do prefeito para ocupar o cargo de Secretário da Juventude Esporte e Lazer, aceitei e estou à frente da pasta. Tenho planos de voos mais altos na política local, mais prefiro no momento trabalhar e me dedicar à frente da secretaria ajudando Sobrinho a fazer a maior e melhor administração de todos os tempos, porém sempre com o olho no futuro.

Sou o secretário mais jovem do governo do prefeito Sobrinho, aliás o mais jovem de toda história de 150 anos de Alagoa Grande e atualmente também o gestor de esporte mais jovem do estado.

RE – Você é um dos secretários mais jovens do atual governo do Prefeito Sobrinho, assumiu uma pasta importante do ponto de vista de políticas públicas estratégicas. Qual a avaliação que você faz desses primeiros meses à frente da Secretaria de Esporte?

Ítalo Avelar  – Sou o secretário mais jovem do governo do prefeito Sobrinho, aliás o mais jovem de toda história de 150 anos de Alagoa Grande e atualmente também o gestor de esporte mais jovem do estado. Faço uma avaliação positiva de avanços ideais e muito trabalho. Temos conseguido em poucos meses realizar a resgatar várias ações, entre elas a iluminação de mais de 1 km de uma área de cooper ao lado do ginásio municipal, a podagem de todas as árvores do parque municipal, o resgate do tradicional campeonato municipal que há nove anos não acontecia no município e esse ano iremos realizar inclusive tendo torneio início em julho, estamos fazendo a recuperação do estádio municipal Genival Sales de Amorim e do ginásio municipal,  o resgate também da tradicional corrida da fogueira onde a última edição aconteceu no ano de 2003, parcerias e  incentivos a outras modalidades esportivas e dezenas de novas ações tanto na zona rural, distritos como também na cidade. Ainda realizamos a terraplanagem de 30 metros de largura por 150 de extensão que faltava para ser aprovado a  construção do novo estado de futebol da Alagoa Grande em estádio  moderno aonde terá capacidade para 10.000 pessoas com arquibancadas, gramado de primeiro mundo iluminado com pista de atletismo e será sem sombra de dúvida um dos maiores estádio de futebol da Paraíba em convênio com o Governo Federal, onde o prefeito Sobrinho já tem assegurado mais de R$800.000 e já em conta esperando apenas a liberação da caixa econômica para realização da obra.

RE – Você poderia fazer uma comparação do que foi feito no passado pelo esporte e do que está se fazendo pela atual gestão?

Ítalo Avelar  – Na verdade eu nem sei se cabe comparação. O governo do prefeito Sobrinho veio verdadeiramente para fazer todas as mudanças necessárias o que não foi feito nos últimos 40 anos.  Temos procurado fazer em apenas quatro meses, uma gestão séria, compromissadas de respeito principalmente aqueles que mais precisam, procuramos a cada dia fazer uma nova história que ficará marcada na administração pública e política da terra de Jackson do Pandeiro.

RE – É comum nas cidades de interior, o esporte ser colocado em segundo plano e apesar do Governo Federal dispor de projetos como o Bolsa Atleta, o Bolsa Pódio, Segundo Tempo, os gestores nunca se interessam de tentar busca-los. Como você pretende lhe dar com essas cobranças de atração de projetos como estes para Alagoa Grande?

Ítalo Avelar  – Temos procurado colocar a juventude, esporte e lazer em primeiro lugar justamente fazendo diferente, temos ido atrás de todos os projetos que o Governo Federal tem nos oferecido inclusive incluímos a cidade de Alagoa Grande no programa do GF que irá beneficiar mais de 5.500 jovens de 16 a 29 anos. Recebemos recentemente um e-mail do Ministério do Esporte nos oferecendo uma parceria para o programa Segundo Tempo, já estamos com todas as documentações apropriadas e vamos responder com a marca do sim, firmando mais uma parceria entre o governo municipal e o governo federal; irei também a Brasília na companhia do deputado federal Rômulo Gouveia a procura de projetos, parcerias, incentivos assim aumentando ainda mais a política pública de juventude.

RE – O prefeito Sobrinho tem lhe dado autonomia para atuar na pasta?

Ítalo Avelar  – Sim. Ele tem me deixado muito a vontade para que eu possa fazer e realizar todas ações que o esporte necessita, eu costumo até brincar com o prefeito de que eu queria conhecer o “não” dele, pois todas as vezes que a Secretaria de Esporte tem procurado o prefeito ele tem deixado a sua marca do “sim”, essa carta branca e consequentemente confiança que o prefeito tem sobre mim serve de combustível para que eu possa a cada dia trabalhar mais e mais para mudar a história do esporte de nossa terra.

RE – Quais são os projetos que você almeja implantar para o futuro do esporte de Alagoa Grande?

Ítalo Avelar  – São vários projetos que nós temos procurado fazer para acrescentar ainda mais a desenvoltura da secretaria  entre elas é ainda mas a valorização da juventude, a realização também de atividades esportivas em todas as escolas da rede municipal em parceria com a Secretaria de Educação, realização também de atividades sócio educativas nas áreas mais carentes de nossa cidade,  valorizar também o esporte na zona rural criando a primeira Taça Rural realizada pela prefeitura, temos também um sonho de presentear os dois distritos,  Canafistula e Zumbi, dando de presente aquela comunidade toda a reestruturação dos campos pelo menos com básico que é o muro para cercar o campo e um arquibancada dando a eles mais proteção para as que eles possam realizar atividades no complexo, esses exemplos de projetos e mais dezenas que temos para realizar a frente da Secretaria até o fim da nossa gestão.

Da Redação
Do ExpressoPB/Produção da Revista EXPRESSO            

Comentários