Ações de saúde, educação e desenvolviomento social alavancam gestão de Mari/PB as vésperas dos 100 dias

Publicado em sábado, abril 8, 2017 · Comentar 


É inegável as ações que vem sendo desenvolvidas pela administração municipal de Mari, Zona da Mata da Paraíba, nas mais diversas áreas, com destaque para a saúde, educação e desenvolvimento social, que tem a frente os competentes secretários Emanuelle Chaves, Rosemagna Cunha e Severino Ramo, respectivamente. Essa é a avaliação do Coordenador de Comunicação do município, o radialista Eraldo Luís, em conversa na tarde deste sábado (08) com o expressopb.net.

Eraldo Luis disse que nos três primeiros meses de gestão do prefeito Antonio Gomes as ações já são perceptíveis, mas reconheceu que ainda existe uma deficiência na política de comunicação da gestão, mas ressaltou que o setor ainda está se organizando para a partir da então implementar uma estratégia de mídia para dar mais visibilidade as ações do governo do prefeito Antonio Gomes.

A seguir algumas ações que já foram desenvolvidas sobretudo nas áreas da saúde, educação e desenvolvimento social:

Saúde

A demanda de marcação de consultas já estão praticamente em 0%, já que em janeiro a própria secretária de saúde, a Dra. Emanuelle Chaves, afirmou que passavam de 1.200 consultas acumuladas desde agosto de 2016.

Especialidades: Médico Urologista – atendimento no Nasf

As especialidades que haviam sido suspensas pela gestão anterior voltaram a ser realizadas no município, tais como Ginecologia, urologia, dermatologia, pediatria, com previsão de outras especialidades. “Hoje para uma mulher, por exemplo, fazer uma consulta com uma ginecologista, não precisa mais ir a João Pessoa, o município oferece esse atendimento”, disse o Coordenador de Comunicação.

Atendimento na Policlínica, prefeito inspeciona pessoalmente

Os medicamentos controlados voltaram  a ter regularidade no fornecimento na farmácia básica e os que não estão inclusos são atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Humano.

Segundo o Coordenador de Comunicação, os atendimentos na Policlina ganharam mais comodidade e os plantões estão 100% cobertos, diferente não é nos PSF’s que estão 99% cobertos, com exceção do PSF do Pasto Novo que a médica pediu demissão no último dia 30 de março, mas que a Secretária de Saúde está providenciando o substituto.

Ação de Saúde pelo Dia Internacional da Mulher e o Programa Saúde na Escola também fazem parte das ações da secretaria. Na primeira ação de saúde foram realizados diversos atendimentos, inclusive foi nesta data que foi reimplantado o serviço de ginecologia no município.

Ação de Saúde da Mulher

Ação de Saúde da Mulher

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento Humano

O expressopb.net conversou com o Secretário Severino Ramo, para que o mesmo fizesse uma rápida avaliação de sua pasta. Ramo disse que apesar da ‘desarrumação’ que encontrou nos setores e serviços da secretaria, muita coisa já foi realizada no sentido de dar eficiência aos serviços oferecidos.

Programa de Distribuição de Alimentos

O Secretário citou o exemplo da distribuição dos alimentos dentro do programa PAA, que passou a ter plena transparência na distribuição e regularidade e confirmou para a próxima segunda-feira (10) a entrega do Banco de Alimentos do município, o que garantirá ampliação do serviço.

Ação de Saúde da Mulher

Ação de Cidadania

 

A Ação de Cidadania foi outra atividade de sua pasta que merece destaque, pois foram realizados uma bateria de serviços a comunidade, nas mais diversas áreas do governo. “O objetivo foi aproximar o governo da sociedade, oferecer serviços públicos nas áreas de saúde, educação e social”, esclareceu o secretário.

Na estrutura física foi possível mudar a sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano para melhor acolher a quem a procura, bem como a Casa de Passagem, que acolhe as crianças com vulnerabilidade, além da sede dos outros programas sociais que integram o conjunto do serviço social do município.

Na formação e capacitação de pessoas, a Secretaria realizou na última semana dois cursos importantes com a participação das mulheres que se inscreveram durante a Ação de Cidadania. Um de manicure e pedicure e um outro de derivados de chocolates.

Curso de Derivados de Chocolate

Curso de Manicure e Pedicure

 

 

 

 

 

 

 

Desenvolvimento Econômico

Curso de Operação de maquinas e equipamentos agrícolas

Curso de Operação de maquinas e equipamentos agrícolas

Nessa pasta, acumulada pelo Secretário Severino Ramo, já foi possível criar algumas políticas de geração de emprego e renda que ainda estão em fase de implementação, como é o caso do Projeto do peixe – como é conhecido – e o projeto do Cajú.

Além dessa frente de atuação, a pasta também tem o objetivo de profissionalizar as pessoas e qualificar mão de obras para eventuais demandas que venham a ocorrer no município, por isso tem intensificado na busca de cursos profissionalizantes.

Nesta semana a secretaria realizou em parceria com o Senar o curso de qualificação em Operação de Máquinas e equipamentos agrícolas, que reuniu um bom público. “Foi bastante proveitoso esse curso, tanto que já provocou a procura de muitas pessoas para também participarem”, comemorou o secretário.

Ainda dentro dessa lógica do fomento ao trabalho, renda e emprego, o Secretário Severino Ramo confirmou para a segunda-feira (10) a entrega da Casa do Empreendedor, onde funcionará o Programa Empreender Mari e pontos de atendimento de bancos como o Banco do Nordeste, Brasil, CEF e o Empreender Paraíba.

“Estou fazendo um apanhado rápido do que foi feito, evidente que muitas outras ações foram realizadas nesses 3 meses”, garantiu.

Educação 

“Antes da estrutura física, estamos trabalhando a auto estima dos profissionais”, assim iniciou a Secretária de Educação Rosemagna Cunha em rápida conversa com o expressopb.net. A sua pasta é uma das mais complexas e uma das maiores da gestão.

Motocicleta comprada para o sorteio

Rose informou que a primeira atitude foi discutir e encaminhar o reajuste dos professores, com base do piso nacional  e em seguida intensificar o processo de matrículas para só então encaminhar os outros planos.

A secretária garantiu que a motocicleta anunciada no início das matriculas para o sorteio com a rede municipal está comprada e já na prefeitura para ser entregue agora em maio quando se encerra o Senso Escolar e a sua equipe terá o número real de alunos matriculados nas escolas do município.

Sobre os recursos da educação, Rose foi clara ao afirmar que os recursos são recebidos de acordo com o número de alunos matriculados no ano anterior e isso tem prejudicado muito, porque a medida que se aumenta o número de alunos o custo aumenta, mas os recursos não.

“Conseguimos realizar uma formação para os professores e profissionais da educação no início do ano letivo e estamos nos programando para entregar fardamento a toda a rede municipal”, revelou.

Nesta semana a Secretária ao lado do Prefeito Antonio Gomes entregou o fardamento escolar para os alunos das creches. Por falar em creches, o número de alunos matriculados quase que duplicou nas três creches do município.

“Entregamos o fardamento para os alunos matriculados nas três creches, foi muito gratificante ver as crianças e os pais bastante felizes, pois além do fardamento as crianças são tratadas com amor e respeito”, disse Rosemagna Cunha.

Segundo a secretária está em andamento já para o mês de abril a implantação do Programa Mais Educação com estudo criterioso para a implantação no ano que vem de escola em tempo integral. “Será um grande sonho realizado, estamos trabalhando para isso, para iniciarmos o processo de escola integral, a cada ano incluindo mais escolas”, finalizou.

Leia também: Em Mari: Antonio Gomes anuncia programação dos 100 dias de gestão

Da Redação 
Do ExpressoPB

 

Comentários