Paraibana cata latinhas para pagar faculdade e leva material para formatura

Publicado em quinta-feira, abril 6, 2017 · Comentar 


Luciene Gonçalves é uma pequena empresária do ramo da reciclagem, e, no último sábado (1º), ela se formou em Serviço Social em uma faculdade particular da cidade de Sousa, a 438 km de João Pessoa. Na festa de formatura, ela desceu as escadas com as latinhas e o vídeo com esse momento se espalhou nas redes sociais.

Foi um sonho que eu batalhei muito para conseguir. Foi com muita dificuldade, com o comércio pequeno que a reciclagem tem que eu realizei”, disse Luciene.

Há sete anos, a empresária tira o sustento do comércio de reciclagem e também foi com esse dinheiro que ela pagou a graduação. No dia da festa de formatura, ela fez uma homenagem ao marido.

“O que eu quis, na verdade, foi fazer uma surpresa para o meu marido e mostrar as pessoas que eu não tenho vergonha do que eu sou, de onde eu sou. Eu compro lixo, me alimento com lixo, tudo meu vem dele. Não poderia deixar esse momento passar em branco. O lixo que me deu o luxo de descer as escadas da formatura”, explicou ela à TV Correio, orgulhosa.

A ‘sucateira’, como gosta de ser chamada, disse que não esperava a repercussão do vídeo. “Minha família não sabia, ninguém sabia, só souberam no ensaio. A dona do clube perguntou se eu iria descer daquele jeito, e eu disse que sim, porque foi ele (o lixo) que me deu o direito de estar ali. Eu sou a rainha da sucata”, comentou ela.

O comércio é administrado por ela e pelo marido. Casada e mãe de duas filhas, Luciene sempre deixou claro para as meninas de onde vem a renda da família.

“Nenhuma tem vergonha, porque eu criei dessa forma. Criei não escondendo a realidade, pelo contrário, eu criei mostrando que viemos de baixo e que a gente pretende chegar mais além”.

A mãe de Luciene, Lúcia, disse que tem orgulho da filha. “Fiquei mais orgulhosa ainda no dia 1º, quando ela desceu da forma que ela é realmente no dia-a-dia. Eu acho que qualquer mãe no meu lugar sentiria e sente o mesmo orgulho que estou sentindo”.

A decisão de voltar a estudar foi em conjunto com a família, e durante quatro anos, Luciene frequentou a faculdade particular, trabalhando durante o dia e estudando à noite. Com muitas dificuldades, ela conseguiu a graduação, e ainda tem mais objetivos. “Vou pra pós-graduação, mestrado, tentar concurso. E com o lixo de novo”, comemorou.

Da Redação 
Com Portal Correio

Comentários