Monteiro fica congestionada com visita de Lula para “inauguração” da transposição

Publicado em domingo, março 19, 2017 · Comentar 


50 mil são esperados, diz PT

Segundo o presidente do PT na Paraíba, Charliton Machado, a expectativa é que 50 mil pessoas participem do ato em Monteiro.

Várias cidades vizinhas de Pernambuco e Paraíba se mobilizaram e vão enviar ônibus com trabalhadores rurais e militantes petistas.

Da vizinha Sertânia (PE), a 29 km de Monteiro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais já conseguiu um ônibus, mas devido à quantidade de pessoas, vans e veículos particulares também devem fazer o trajeto.

Em sua página, o PT paraibano informa que há órgãos envolvidos na visita. “O Governo do Estado está ajudando na logística e que várias outras entidades estão colaborando com a realização do evento, destacando também que o Instituto Lula está bancando com todas as despesas da vinda do ex presidente.” diz o comunicado.

Antes de visitar Monteiro, Lula e Dilma vão a Campina Grande, também na Paraíba. A chegada dos ex-presidentes está marcada para 15h, com ato público na praça João Pessoa, a principal da cidade, às 16h.

Também é esperada a presença do ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula, Ciro Gomes, mas não há confirmação.

Pelo carro de som, militantes discursam na porta do mercado público de Monteiro (no Cariri da Paraíba, a 311 km de João Pessoa), na manhã de sábado (18): “Devemos dizer não a esse bando de ladrões que está em Brasília, que tiraram a presidente eleita e agora mostram a que vieram. Até a transposição querem roubar.”

O clima político tomou conta de Monteiro, onde os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff fazem visita na tarde deste domingo (19). O ato (chamado de “Inauguração Popular da Transposição do São Francisco: A celebração das águas). Acontece após nove dias após inauguração oficial do eixo leste da obra, feita pelo presidente Michel Temer.

Por conta da visita, não há mais vagas em hotéis da cidade desde a quinta-feira (16). Cidades vizinhas também estão com hotéis cheios e afirmam ter aumentado a procura em relação a fins de semana normais.

Na cidade, uma equipe de vídeo circula colhendo depoimentos de moradores enaltecendo a obra. Neste sábado, um palco teve a montagem finalizada. Ao lado, está um palanque para autoridades e políticos do Nordeste, que devem comparecer em bom numero hoje.

Até mesmo camisas em alusão à candidatura de Lula à Presidência em 2018 estão à venda na cidade. A ideia das camisas foi do estudante de radiologia José Avandaílson, 31. “A cidade está aquecida com a visita, é hora de aproveitar para vender e ganhar dinheiro.”, diz, despistando sobre a venda de camisas que custam R$: 20,00 cada uma. ” Vendi algumas.”.

Na cidade, os moradores não escondem a expectativa com a visita dos ex-presidentes. “O Temer colocou polícia, ninguém chegava perto e por isso foi vaiado. Lula não, já soube que ele mandou não vir polícia que ele quer andar com o povo.” disse a vendedora Marinete Silva, 44, Do dia da inauguração, Temer foi recebido com protestos.

Da redação

Com Uol

Comentários