Sessão da Câmara de Mari/PB é marcada por clima de paz e aprovação de projetos por unanimidade; confira

Publicado em quinta-feira, fevereiro 23, 2017 · Comentar 


Na manhã desta quarta-feira (22) ocorreu a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Mari. O clima da sessão foi leve e sem discussões acaloradas, surpreendendo aos que se fizeram presentes e aos internautas que acompanharam os trabalhos através da transmissão ao vivo feita pela rede social facebook. A maioria dos projetos e requerimentos ganharam unanimidade na votação.

Leia também: Presidente da Câmara de Mari, Zona da Mata da PB, avalia abertura dos trabalhos legislativos

A vereadora Neta do Sindicato ganhou destaque ao falar sobre a questão da obrigatoriedade dos capacetes na cidade, onde se mostrou indignada e ressaltou que esse uso está contribuindo para o aumento de assaltos. A vereadora foi aplaudida pelos colegas e pelo povo que se fez presente.

O presidente da casa Jose Alisson Cunha em contato com o expressopb.net ao final da sessão, fez uma avaliação positiva dos trabalhos. Ele ressaltou a importância dos requerimentos para municipalizar o transito da cidade com algumas regras para a não obrigatoriedade do uso de capacete, citado pela vereadora Neta e acrescentou sobre o projeto da pesca requerido pela vereadora Valeska Magalhães que irá movimentar o município e gerar emprego e renda.

Alisson se posicionou sobre as reivindicações de seus colegas com relação a PEC que pretende aumentar a idade mínima para aposentadoria: “é uma reivindicação muito boa dos vereadores aqui da casa, não só dos vereadores, isso é uma preocupação nacional. Uma preocupação que atinge a todos brasileiros. Sabemos que estamos em um pais que está vivenciando uma crise, a previdência se encontra com um débito nunca visto, precisa ser feito uma reforma, mas por conta da grande roubalheira lá em Brasília cai nas costas dos mais pobres. Somos contra a reforma nesses termos, totalmente contra e iremos levantar a bandeira junto com a população. Infelizmente a câmara de Mari não tem como fazer algum projeto que mude um projeto já ‘constitucionalido’, o que podemos fazer é apoiar e nos unir com a população para lutar contra essa reforma”, finalizou.

Perguntado sobre a ausência dos vereadores, o presidente explicou que as ausências dos parlamentares são sempre justificadas: “a colega vereadora Arlinda justificou a falta do colega Leo. O mesmo deve estar passando por alguns problemas de saúde. Na primeira sessão ele se alterou um pouco, nas demais ele já manteve o diálogo. Se ele está faltando deve ter algum motivo. Eu acho que ele está se cuidando e vai melhorar para depois está junto conosco reivindicando melhorias para população.”

Alisson falou animado sobre o comparecimento do povo que vem se fazendo presente nas sessões. E afirmou que está buscando melhorias para logo mais todas as sessões serem transmitidas através do site da câmara.

Confira a seguir as matérias aprovadas na sessão desta quarta-feira (22):

Requerimento nº 10/17 de autoria da vereadora Vania Silva de Souza – Solicitação pavimentação de ruas.

Requerimento nº 11/2017 – Solicita Programa de coleta seletiva e instalação de usina de reciclagem de lixo.

Requerimento nº 12/2017 – Solicitação compra de um trator para o município.

Requerimento nº 17/2017 de autoria do vereador José Martins de Lima – Solicita realização de Sessão Especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de março).

Requerimento nº 18/2017 – Solicita a construção de dois postos de saúde.

Requerimento nº 19/2017 – Solicita a construção de cemitério com capela.

Requerimento nº 20/2017 de autoria da vereadora Erica Morgana da Silva Eduardo – Solicita colocação de duas caixas d’água e duas bombas sapo para captação de água das cacimbas localizadas no Loteamento Nova Esperança.

Requerimento nº 21/2017 – Solicita emissão gratuita de escritura pública definitiva dos lotes e alvará de construção para famílias do Loteamento Nova Esperança.

Requerimento nº 22/2017 – Solicita doações de fardamento e equipamentos de proteção (epi) para garis e agentes de limpeza urbana.

Requerimento nº 23/2017 de autoria da vereadora Arlinda Meireles da Silva – Solicita contratação de equipe de saúde para sitio alfavaca e auxiliares.

Requerimento nº 24/2017 – Solicita pavimentação de ruas.

Requerimento nº 25/2017 – Solicita construção de poço artesiano no sitio Alfavaca.

Requerimento nº 26/2017 de autoria do vereador Adriano Monteiro de Oliveira – Solicita carteirinha de estudante gratuita para estudantes da rede pública.

Requerimento nº 27/2017 – Solicita execussão de pintura de quebra-molas da cidade.

Requerimento nº 28/2017 – Solicita replantio de arvores na estrada principal do Assentamento Tiradentes.

Requerimento nº 29/2017 de autoria da vereadora Valeska Magalhães Maiomoni Ferreira – Solicita organização estrutural na feira livre de peixe.

Requerimento nº 30/2017 de autoria da vereadora Hozanete Dionisio dos Santos – Solicita construção de Praça no Loteamento Walter Martins.

Requerimento nº 37/2017 – Solicita construção de Posto de Saúde.

Projeto de lei nº 02/2017 de autoria do Poder Executivo – Institui o Programa Empreender Municipal de Mari, criado nos termos da lei estadual no 9.335 de 25 de janeiro de 2011 e regulamentado pela Medida Provisória nº 207 de julho de 2013.

Projeto de Lei nº 07/2017 de autoria do vereador Alisson José Cunha da Silva – Dispõe sobre o incentivo popular do tradicional cultivo da macaxeira e mandioca e agricultura familiar no município de Mari. criando a Semana Municipal de Incentivo à Agricultura.

Se fizeram presentes na sessão os vereadores:

-Alisson José da Cunha

– Adriano Monteiro de Oliveira

-Arlinda Meireles da Silva

-Erica Morgana da Silva Eduardo

-José Martins de Lima

-Vânia Silva de Souza

-Valeska Magalhães Maimoni Ferreira

-Hozanete Dionisio dos Santos

-Marilene Rufino da Costa

-Willame de Lima Mendonça

Da Redação 
Do ExpressoPB/Por Mayara Paiva 
Informações da Ascom/CMM

Comentários