Em março: “Pastoril Profano em as Cangaceiras do Humor” em Guarabira/PB

Publicado em terça-feira, fevereiro 21, 2017 · Comentar 


Nos dias 11 e 12 de Março a Companhia  Paraibana de Comédia  vai iniciar a circulação do seu mais  novo espetáculo, “Pastoril  Profano em as Cangaceiras do Humor” que  vai  falar  do universo  do cangaço.  O espetáculo será apresentado nos dias 11 e 12 de março (sábado e domingo) no  Teatro Geraldo Alverga em Guarabira, sempre  as 20.00 hs. Com textos do  próprio grupo e direção geral Edilson Alves.

Nesta montagem  o espetáculo vai acontecer entre duas cidades fictícias  do interior nordestino, as  pastoras  saíram  fugidas de uma destas cidades  por causa de um envolvimento desordeiro ocasionado por um dos personagens. Com isso o  neto de um possível ex-cangaceiro do  bando de lampião que comando um bando dar a ordem para capturarem as pastoras profanas e fugonas. A partir daqui o espetáculo se desenrola sobre esse fenômeno social, caracterizado por atitudes violentas por parte dos cangaceiros que andavam em bandos armad os, espalhavam o medo pelo sertão nordestino. Promoviam saques a fazendas, atacavam comboios e chegavam a seqüestrar fazendeiros para obtenção de resgates. È com este tema que  o pastoril profano  vai  fazer  uma leitura  profana e  humorada  sobre o cangaço. A peça sempre  terá uma característica que  é a picardia e cenas de escracho e deboche, teatro do absurdo e muita irreverência, marca da Companhia Paraibana de Comédia. Com  textos do próprio grupo, o espetáculo  vai se desenrolar  e  brincar  sobre  um tema muito forte e pesado  que  foi o cangaço nordestino .Aqueles que respeitavam e acatavam as ordens dos cangaceiros não sofriam, pelo contr ário, eram muitas vezes ajudados. Esta atitude, fez com que os cangaceiros fossem respeitados e até mesmo admirados por parte da população da época.

Além de  toda essa  marca  registrada da Cia. Paraibana de Comédia o espetáculo  Pastoril  Profano As cangaceiros do  humor é um teatro musical, com características de teatro de  revista que segue o mesmo modelo dos anos anteriores, no meio dos dois cordões (distribuição das pastoras ), cada um comandado pela Mestra (cordão encarnado) e Contra-mestra do (cordão azul),  no meio encontraremos a Diana, vestida metade azul, metade encarnado. O Velho, conhecido como Dengoso é uma espécie de bufão, de palhaço de circo, que comanda as jornadas (cantos das pastoras) e se esparrama em piadas, numa atuação que ressalta o histrionismo e a improvisação.

Seus diálogos com as pastoras são cheios de duplo sentido  com o público, puxa discussão, brincadeiras, faz trejeitos e canta canções adaptadas às suas necessidades.

No  Pastoril  o foco  é  conseguir  a atenção  do  público, a  disputas  da  pastoras do cordão  azul e  cordão encarnado  faz  com o povo se  decida  por  qual dos dois  vão gostar. Na Lapinha  estes  votos  são  disputados através da  compra de  votos e no pastoril através  do  aplausos em virtude  das malícias, deboches e brincadeiras  das  pastoras.

No elenco do cordão encarnado estão Verinha Bagaceira (Dinarte Silva) , Ceicinha Pinga Fogo (Alessandro Tcchê) e Verônica Peitica (Aluisio Sousa) no  Cordão  azul estão Dubu Jararaca (Tony Silva), Luzinete Meia Noite (Sergio Lucena) e Magally Topa Tudo (Billy William) , como Diana ( pastora que  dança tanto no cordão Azul como no encarnado) a Mudinha Bala Seca (Alessandro Barros) e no centro o velho Dengosão(Edilson Alves).

Na técnica estão Nelson Alexandre responsável pelos cenários, figurinos, adereços e iluminação, Músicas de Genário Dunnas e Duda Barbosa Coreografias de José Maciel, Fotografias Rodrigo Fernandes, Adereços Geostynes Barbosa e Diego….., execução de sonoplastia Wagner Nascimento. Músicos Milton Lima, Lourenço Molla e  Emamuel Rodrigues.Direção Geral Edilson Alves. Produção  Executiva é da Focos Produções e a assistência de produção Minuto Recreações e eventos. Realização Companhia Paraibana de Comédia.

SERVIÇOS:

 “Pastoril Profano – As Cangaceiras do Humor”

Teatro Geraldo Alverga em Guarabira

Sábado e Domingo (11 e 12 de março). às 20h00.

Classificação:

Ingressos: R$ 15,00 (promocional)

Maiores informações: (83) 98888-4845

Ingressos: Óticas Carol Rua João Gomes Maranhão – Centro 8332711172  e Binny Store Rua: Quinze de Novembro- Centro

Da Redação 
Com Assessoria

Comentários