Intercâmbio ‘Gira Mundo’ abre inscrições para estudantes na Paraíba

Publicado em terça-feira, fevereiro 14, 2017 · Comentar 


Começam nesta segunda-feira (13) as inscrições para mais uma edição do programa de intercâmbio internacional de estudantes da rede pública estadual da Paraíba, o Gira Mundo. Os candidatos devem acessar o site da Secretaria de Estado Educação e preencher o formulário eletrônico até o dia 10 de março de 2017. O edital foi publicado na página 8 do Diário Oficial do Estado do dia 11 de fevereiro.

O processo seletivo vai selecionar 100 estudantes que estejam cursando o 2º ano do Ensino Médio na rede estadual para participar de intercâmbios no Canadá, Espanha e Portugal. No país de destino, os alunos vão cursar o correspondente a um semestre letivo, com duração em torno de 5 meses, em escolas de nível médio, com data de embarque prevista para o período de agosto ou setembro de 2017.

Os candidatos precisam ter no mínimo 14 anos de idade até o dia primeiro de julho de 2017 e no máximo 17 anos até o dia primeiro de julho de 2017; estar regularmente matriculados no 2º ano do ensino médio regular, normal médio, semi-integral, integral ou médio integral integrado à educação profissional das escolas públicas da rede estadual de ensino em 2017; ter obtido, ao longo do primeiro ano do ensino médio, a frequência mínima de 85% nas aulas regulares.
O requisito específico necessário para o aluno participar do processo seletivo é ter alcançado a nota mínima em alguns componentes curriculares. Para o intercâmbio no Canadá, ter alcançado a média mínima de 7 pontos no desempenho escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática no 1º ano do ensino médio. Para viajar para a Espanha, ter alcançado a média mínima de 7 pontos em Língua Portuguesa e Matemática no 1º ano. Para Portugal, por sua vez, ter média mínima global de 8 pontos no desempenho acadêmico escolar no 1º ano do ensino médio.

Como funciona a seleção do ‘Gira Mundo’
O processo seletivo vai ser realizado em três etapas de caráter classificatório e eliminatório, além de uma última etapa de caráter eliminatório. A primeira etapa consiste na verificação dos requisitos determinados pelo edital. Serão selecionados para participar da segunda etapa 1.800 alunos com as maiores médias no desempenho acadêmico do ano de 2016, distribuídos de acordo com o número de vagas, nas turmas de cada Gerência de Ensino. O candidato deverá escolher apenas um país para concorrer ao intercâmbio.

Na segunda etapa, será considerada a frequência e desempenho escolar dos alunos no primeiro bimestre do ano de 2017, através do Sistema Saber. Essa etapa será de caráter classificatório.

Os candidatos ao intercâmbio no Canadá devem estar inseridos na plataforma virtual English Discoveries, que será implantada na Rede Estadual de Ensino, e possuir o conceito “Good” no seu desempenho. Na terceira etapa, será realizada uma prova de proficiência, o TOEIC (Test of English for International), de caráter eliminatório.

Os estudantes que querem ir para a Espanha vão participar do Curso Preparatório de Língua Espanhola, dentro do Programa “Gira Mundo”. Na terceira etapa, será realizada uma prova de proficiência, o DELE (Diploma Espanhol para Língua Estrangeira), de caráter eliminatório.

Para estudar em Portugal, os estudantes devem estar inseridos na plataforma virtual English Discoveries e possuir o conceito “Good” no seu desempenho. Na terceira etapa, os estudantes serão submetidos a uma prova de múltipla escolha de Língua Portuguesa, de caráter eliminatório.

Na quarta e última etapa, os candidatos vão passar por uma avaliação psicossocial, de caráter eliminatório. A ordem de classificação final se dará por Gerência Regional, considerando em ordem decrescente do desempenho escolar de 2016 e primeiro bimestre de 2017, a frequência dos alunos e dos resultados das provas TOEIC, DELE e Prova de Língua Portuguesa.

O estudante classificado e aprovado para o intercâmbio vai receber uma bolsa instalação e cinco bolsas manutenção no valor de R$ 700. A primeira será entregue antes do embarque ao país de destino, para cobrir despesas iniciais, e as demais, no decorrer do programa. Os participantes também vão ter um seguro de saúde – que não cobre atendimento de doenças preexistentes – durante o período que estiverem residindo no país de destino.

A acomodação será em casa de família residente na localidade definida para o intercambista, conforme disponibilidade. O deslocamento dos estudantes para a emissão e retirada dos passaportes, certificado internacional de vacinação, entrevistas para emissão dos vistos, entrevistas pessoais, reuniões de orientação agendadas pela coordenação do Programa, bem como embarques e desembarques será de responsabilidade da Coordenação do Programa.

Da Redação 
Com Portal 25 Horas

Comentários