Governo encerra Encontro de gestores da Saúde

Publicado em quinta-feira, fevereiro 9, 2017 · Comentar 


RicardoPuppe_-Encontro-Secretarios-Saude_Secretaria-Executiva-Maura-Sobreira-3-800x568O Governo do Estado encerrou, no final da tarde dessa quarta-feira (8), o Encontro de Acolhimento aos Gestores de Saúde na Paraíba – A Gestão da Saúde nas Cidades. O evento, que teve início na terça-feira (7), no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, foi realizado em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems/PB) e teve o objetivo de promover o acolhimento e integração entre os gestores de saúde dos municípios e a esfera estadual. Cerca de 180 gestores municipais de saúde participaram do evento.

A última tarde do encontro começou com a Mesa Temática “Governança e Relações Interfederativas”. A médica sanitarista, especialista em Saúde Pública e Coordenadora Geral de Contratualização Interfederativa do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde (CGPASS/MS), Neyde Glória Garrido, falou sobre a realidade dos municípios, a importância do desenvolvimento de soluções em comum para os desafios dos estados e municípios e sobre o profissional de saúde qualificado. “Muito se fala em investimentos, recursos na saúde, como se só isso resolvesse todos os problemas de uma gestão e esquecem que o recurso mais escasso é o profissional capacitado. Podemos ter todo dinheiro do mundo, mas sem um profissional de saúde capacitado não tem como o sistema de saúde funcionar”, afirmou.

Em seguida foi realizado o Painel de Saúde, onde a representante da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Rayla Bessa, apresentou a Política Nacional de Atenção Básica. Rayla agradeceu o convite e ressaltou a troca de experiências entre gestores experientes e novos na gestão. “É muito importante ter um momento de diálogo como esse entre os novos gestores e os que já estão ha algum tempo na pasta. Só com essa troca de conhecimento podemos dar andamento nas nossas ações e superar os desafios que estão por vir, conseguindo assim construir uma saúde pública universal e equânime”, disse.

O secretário de Saúde do município de Alagoinha, José Neto, avaliou como positiva a troca de experiências do encontro de gestores da saúde. “Aqui conseguimos estreitar mais a ligação com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), dividindo, compartilhando ideias. Captando um pouco das ideias dos mais experientes, conseguimos adquirir experiência juntamente com aqueles que já têm uma vivência maior na gestão da saúde.  Essa troca de experiências fluiu da melhor maneira possível, onde gestores mais experientes não mediram esforços em ajudar, em dizer como são feitos os repasses, entre outros assuntos, sem restrição de informação, e isso só enriqueceu ainda mais essa experiência”, afirmou.

Para encerrar o encontro, foi realizado o “Café com Gestores”, no qual houve a entrega do Programa Estadual de Saúde, que reúne um conjunto de diretrizes e metas planejadas para os próximos quatro anos na saúde do estado. “Conseguimos aqui integrar o processo de trabalho da nossa Secretaria do Estado com os governos municipais e esperamos, logicamente, uma melhor qualificação dos gestores do SUS, pois se estivermos com uma boa unidade com os municípios, poderemos ter resultados positivos e um impacto na qualidade da saúde da população paraibana”, avaliou a secretária de Saúde da Paraíba, Claudia Veras.

Da Redação
Com Assessoria 

Comentários