Presidente do Irã critica Trump: ‘Não é hora de subir muros entre nações’

Publicado em sábado, janeiro 28, 2017 · Comentar 


images-cms-image-000531919O presidente iraniano Hassan Rohani disse neste sábado que não é hora de construir muros entre nações e criticou passos tomados na direção de cancelar tratados de comércio internacionais, sem no entanto citar o nome do presidente americano Donald Trump.

Nesta quarta-feira, Trump ordenou a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, uma de suas principais promessas durante a campanha eleitoral — com o objetivo de conter a imigração ilegal.

“Hoje, não é a hora de subir muros entre nações. Eles esqueceram que o Muro de Berlim foi abaixo anos atrás”, afirmou Rohani em um discurso transmitido ao vivo em canal de televisão estatal do Irã. “Anular tratados de comércio não ajuda a economia e não serve ao desenvolvimento e o florescimento da economia mundial.”

Imbuído de uma ideologia protecionista, Trump retirou formalmente os Estados Unidos do acordo comercial Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) na segunda-feira.

Rohani, um pragmático eleito em 2013, descongelou as relações do Irã com potências mundiais depois de anos de confronto, construindo um acordo, em 2015, em que comprometeu o país a restringir seu programa nuclear em troca do alívio de sanções.

No início do mês, o presidente iraniano afirmou que Trump não poderia cancelar o acordo nuclear de forma unilateral e que as declarações sobre renegociar o tratado eram “sem sentido”.

“O dia de hoje é o tempo da coexistência pacífica, não é o momento de criar distância entre nações”, completou Rohani nesta sábado.

Rohani não fez nenhuma referência direta à ordem de Trump, nesta sexta-feira, de impedir a entrada de refugiadas nos Estados Unidos e de temporariamente barrar viajantes do Irão e de outros seis países de maioria muçulmana. Trump afirmou que a decisão vai proteger os americanos de ataques terroristas.

Da Redação 
Com Reuters

Comentários