Ministro garante que águas da Transposição chegam ao Rio Paraíba em fevereiro

Publicado em quarta-feira, janeiro 18, 2017 · Comentar 


20170118145208O Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, visitou na manhã desta quarta-feira (18), as obras da Transposição do São Francisco no município de Monteiro, no Cariri paraibano. De acordo com o auxiliar de Temer, após analisar o andamento das obras, as águas do Rio São Francisco no final do mês de fevereiro.

Hélder Barbalho disse que sua expectativa é que no último dia do próximo mês as águas do Rio São Francisco cheguem à cidade de Monteiro e, consequentemente, ao leito do Rio Paraíba. “Nós estamos monitorando diariamente o andamento das obras. Hoje mesmo viemos acompanhar o andamento das estações de bombeamento, que estão no caminho das águas. Ontem fizemos o sangramento do reservatório Braúnas, passando adiante no rumo do reservatório mandante, aonde pela primeira vez a água chegou a este trecho da obra”, afirmou Barbalho.

O ministro ressaltou ainda que o cronograma tem sido cumprido rigorosamente e garantiu a chegadas das águas no próximo mês. “Estamos muito satisfeito e temos certeza de que podemos transmitir a mensagem para esta região de que as obras do Eixo Leste estarão cumprindo os seus prazos de passeio de água, garantindo a chegada da mesma no tempo estabelecido”, garantiu o ministro.

De acordo com o ministro da Integração Nacional, 96% da obra já está concluída e que o foco agora é fazer com que as águas do Velho Chico cheguem a Monteiro. Helder Barbalho destacou também que as bombas cedidas pelo estado de São Paulo já estão sendo usadas na Transposição. “Ontem a noite, nós fizemos a primeira utilização, já tirando água do reservatório Braúnas e seguindo para o reservatório mandante. Hoje pela manhã, já vistoriei o reservatório mandante já com água oriunda do bombeamento realizado ontem. Estamos trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste”, concluiu o ministro.

PB Agora

Comentários