Carteira de motorista terá novo visual a partir desta segunda

Publicado em segunda-feira, janeiro 2, 2017 · Comentar 


cnh-novaA Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começará o ano de 2017 com uma nova configuração visual, que tem por objetivo atender a diversos requisitos de segurança, impostos por uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Na Paraíba, o novo documento estará sendo emitido a partir dessa segunda-feira, 2 de janeiro.

Segundo o diretor de Operações do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran/PB), Orlando Soares, haverão 19 alterações no documento. Algumas delas serão visíveis a olho nu, mas outras só serão perceptíveis quando expostas à luz UV, também conhecida como luz negra. Para Soares, como a CNH pode substituir dois documentos oficiais, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Registro Geral (RG), faz-se necessário estabelecer itens que conferem mais segurança ao cidadão e aos órgãos institucionais.

Dentre as mudanças instauradas estão: o papel terá marca d’água e será mais amarelado; imagens secretas, a tarja azul na parte superior do documento passará a ser preta, o mapa do Estado responsável será gravado no lado direito da CNH e, do lado esquerdo, estará o brasão da República sobre a imagem do mapa do País. Na nova carteira de habilitação também constarão o RG, o número do espelho da CNH e o número do formulário do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach).

Esta modificação não afeta ao condutor que já tem a carteira de habilitação. “A mudança vai ser feita conforme o seu vencimento for sendo atingido. Então não tem para que os condutores estarem aqui procurando o Detran para mudar o documento. Não há um prazo limite”, explicou Orlando Soares. Dessa forma, os antigos documentos continuam tendo validade até atingir o período de renovação, quando serão trocadas por aqueles no novo formato. Não haverá custo adicional e nem mudanças de procedimento para emitir a nova CNH. Nos próximos dias, mais informações acerca das modificações na CNH devem estar sendo divulgadas no site oficial do Detran/PB.

Da Redação 
Com Detran/PB

Comentários