“A pobreza, a fome e a opressão não são uma fatalidade”, diz papa Francisco

Publicado em quinta-feira, novembro 17, 2016 · Comentar 


1459092115051-papaO papa recebeu hoje (17/11), no Vaticano, representantes da Cáritas Internacional, tendo-lhes afirmado que “a pobreza, a fome, as doenças, a opressão não são uma fatalidade e não podem representar situações permanentes”.

“Confiando na força do Evangelho, podemos verdadeiramente contribuir para mudar as coisas, ou ao menos para as melhorar. Podemos reafirmar a dignidade de quantos esperam um sinal do nosso amor e proteger e construir juntos a nossa casa comum”, frisou.

Francisco convidou os responsáveis do organismo católico de apoio social a terem “coragem profética, a refutar tudo aquilo que humilha o homem e toda a forma de exploração que o degrada”.

Para cumprir os seus objetivos, os colaboradores e voluntários ao serviço da Cáritas têm como mestres os mais carenciados, a quem servem.

“Lutai contra a pobreza e, ao mesmo tempo, aprendei dos pobres. Deixai-vos inspirar e guiar pela sua vida simples e essencial, pelos seus valores, pelo seu sentido de solidariedade e partilha, pela sua capacidade de se reerguerem nas dificuldades, e sobretudo pela sua experiência vivida do Cristo sofredor, Ele que é o único Senhor e Salvador. Aprendei, portanto, também da sua vida de oração e da sua confiança em Deus”, apelou.

Depois de recordar que as Cáritas de cada país “não são agências sociais, mas organismos eclesiais que partilham a missão da Igreja”, Francisco pediu à instituição que continue a realizar “pequenos e grandes sinais de hospitalidade e de solidariedade que têm a capacidade de iluminar a vida de crianças e idosos, de migrantes e refugiados à procura da paz”.

Ao mencionar a campanha da Cáritas Internacional em favor dos deslocados, Francisco apontou: “Seja vosso cuidado apoiar, com renovado empenho, os processos e desenvolvimento e os caminhos de paz nos países de que estes nossos irmãos e irmãs fogem ou partem em busca de um futuro melhor”.

O diálogo inter-religioso foi igualmente sublinhado pelo papa: “Sede artesãos de paz e reconciliação entre os povos, entre as comunidades, entre os crentes. Colocai em campo todas as vossas energias, o vosso empenho, para trabalhar em sinergia com as outras comunidades de fé que, como vós, colocam a dignidade da pessoa no centro da sua atenção”.

A missão da Cáritas é a de “fazer resplandecer a caridade e a justiça no mundo à luz do Evangelho e do ensinamento da Igreja, envolvendo os próprios pobres para que se tornem os verdadeiros protagonistas do seu próprio desenvolvimento”, acentuou Francisco.

A caridade, relembrou o papa, “torna-se concreta não só na eficácia das ajudas prestadas, mas sobretudo na capacidade de fazer-se próximo, acompanhando com atitude de partilha fraterna os mais carenciados”.

Rui Jorge Martins

Fonte:Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (Portugal)

Comentários