INVASÕES: Em menos de uma semana três áreas de terras entre pública e privada já foram ocupadas em Mari/PB

Publicado em quinta-feira, outubro 20, 2016 · Comentar 


Flagra da caçamba da Prefeitura descarregando piçarro no Pasto Novo

Flagra da caçamba da Prefeitura descarregando piçarro no Pasto Novo

Em menos de uma semana já foram invadidos três áreas de terras entre pública e privada 

Para quem vive nas redondezas dos bairros Pasto Novo e José Américo, na cidade de Mari, Zona da Mata da Paraíba, acompanhou nos últimos cinco dias episódios de invasão de áreas públicas e privadas de forma sistemática e organizada. Terrenos sem uso por parte de seus proprietários, áreas destinadas a uso público próximas de prédios públicos são alvos de invasão. O estranho é que elas acontecem dias após o encerramento do pleito eleitoral .

Na sexta-feira da semana passada (14) a ação desses grupos chegou ao Bairro Pasto Novo. Lá um terreno que fica aos arredores de uma creche e uma escola foi ocupado.

A agilidade e organização do grupo é de impressionar a todos os moradores do referido bairro que acompanham todo o trabalho deles. Os lotes são feitos de imediato, separados e logo começam a cavar o alicerce das possíveis moradias.

Um flagra registrado por um morador das redondezas mostra que até uma caçamba de piçarro logo encostou para descarregar. A pessoa que fez o flagra garante que a caçamba é da prefeitura de Mari, uma daquelas doadas pelo PAC.

No programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM de hoje, um ouvinte confirmou que as máquinas da prefeitura estariam retirando o piçarro das terras de um  dos assentamentos da cidade e que estariam sendo vendida a R$ 30 cada.

O cenário é parecido no Bairro José Américo. Na tarde desta quarta-feira (19) uma área privada nas proximidades da Creche Municipal foi ocupada por outro grupo de pessoas com as mesmas semelhanças dos que ocuparam a área no Pasto Novo.

A quantidade de pessoas que dividiram seus pedaços de terra lá não se tem ideia, mas os  lotes já estão feitos e prontos para construir. Veja a seguir as imagens da segunda invasão:

No mesmo bairro, na manhã desta quinta-feira (20) um outro grupo invadiu a área que fica as margens da PB 073 ao lado do estádio de futebol.

Pelo que pode-se registrar, muitas das pessoas que estavam na ocupação do dia anterior também estava na manhã desta quinta. Pedaços de vara e buracos no chão separam os lotes, além de muitas queimadas para limpar a área pode ser visto por quem passa pela rodovia.

No caso da área as margens da rodovia, a situação é ainda mais complicada, porque a mesma está sob judice, já que essa área teve lotes sorteados com os servidores públicos municipais desde de 2011 e não foram entregues pelo atual prefeito porque o mesmo afirma haver ilegalidade nas doações.

Circula informações na cidade que ainda esta semana mais três áreas do município deverão ser ocupadas.

A Prefeitura de Mari, apesar de, em tese, ter seus interesses contrariados ainda não se pronunciou sobre os casos.

Da Redação
Do ExpressoPB

 

Comentários