Candidatos a prefeito de Campina Grande trocam farpas em debate da Rádio Campina FM

Publicado em sábado, setembro 17, 2016 · Comentar 


Aconteceu na tarde desta sexta-feira (16), o primeiro debate promovido pela Campina FM. Mediado pelo jornalista Arimatéa Souza, o debate reuniu os candidatos Adriano Galdino (PSB), Artur Bolinha (PPS), Romero Rodrigues (PSDB) e Veneziano Vital (PMDB), cujas coligações possuem mais de nove representantes na Câmara Federal, conforme determinava a legislação eleitoral na época em que o debate foi organizado pela emissora.

Os quatro prefeitáveis apresentaram propostas que pretendem colocar em prática a partir de 2017.

O debate foi marcado por acusações e troca de farpas entre os prefeitáveis. Durante o debate, Adriano Galdino fez duras críticas a gestão tucana. Ele relembrou o termo de serviço dos direitos dos servidores que o atual prefeito e candidato a reeleição, não assinou no debate do SINTAB.

20160916173709“Na verdade, a negação do prefeito Romero em assinar um termo de compromisso demonstra a total falta de respeito. O que encontramos são os funcionários reivindicando coisas mínimas e básicas, como fardamento para trabalhar, o funcionário precisa entrar em greve até para conversar. Trabalharemos em três pilares: transparência, diálogo e respeito para cada servidor público” – lembrou.

Adriano, também, criticou o atual prefeito, Romero Rodrigues, pelo abandono aos servidores públicos, reforçando as greves em busca de diálogo e falta de materiais básico.

Veneziano e Romero protagonizaram um embate a parte. Indagado pelo candidato do PSDB à Prefeitura de Campina Grande, Romero Rodrigues, sobre os problemas que teria deixado no final de seu governo, em 2012, o candidato peemedebista Veneziano Vital confrontou o adversário, pedindo que ele “deixasse de ladainha” e assumisse os seus erros.

“O candidato do PSDB é o candidato da ladainha. Não tem nada a apresentar, não assume a sua completa incompetência gerencial e só sabe fazer provocações para tentar gerar efeitos” – criticou Veneziano.

Romero, por sua vez, acusou Veneziano de deixar a cidade com lixo espalhado pelas ruas, em virtude do não pagamento da empresa responsável pela coleta, e com o salário dos servidores atrasado.

Veneziano contra atacou e lembrou que sua gestão implantou calendário de pagamento para o servidor dentro do mês trabalhado, realizou concursos públicos e fechou o lixão que funcionava no bairro do Mutirão.

” O candidato (Romero) sabe que ao término de nossa administração se utilizou de má fé, que se repete nos dias de hoje, para tentar macular nossa imagem. As pessoas querem um administrador que tenha a seriedade de assumir suas fragilidades, que não fique apenas lançando a responsabilidade para outros. A tua gestão, Romero, vai se encerrar agora e você continua com a sua ladainha de sempre, assuma a sua incompetência” – afirmou Veneziano.

Artur Bolinha por sua vez, atacou Romero, Adriano Galdino e Veneziano. Ao criticar o candidato do PSB, ele pediu para que o socialista, cumpra suas promessas em relação aos servidores, afirmando não ter sido isso que ele fez durante sua gestão no município de Pocinhos.

Bolinha, em resposta, disse que durante o debate do SITANB os servidores se encontraram desmotivados, garantindo a modernização da máquina pública para reverter o quadro.

Tendo como uma de suas principais propostas de campanha a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) com passagem a custo de R$ 1, o candidato à Prefeitura de Campina Grande, Veneziano Vital (PMDB), disse que a proposta é plenamente exequível para integrar o sistema de transporte coletivo da cidade.

Indagado pelo adversário Artur Bolinha (PPS) sobre como o VLT funcionará na cidade, caso seja eleito, Veneziano explicou, que pretende integrar o novo equipamento ao sistema de ônibus, táxi e mototáxi.

Bolinha, por sua vez, aproveitou a réplica para questionar Veneziano sobre uma conta que, na visão dele, “não fecha”.

“O senhor (Veneziano) prometeu que vai praticar a tarifa de um real. Como o senhor promete integrar um VLT com passagem nesse valor ao sistema de ônibus, cuja tarifa é de R$ 2,75? De onde o senhor vai tirar recurso para subsidiar essa diferença?” – questionou Artur, ao criticar a promessa do candidato peemedebista.

Veneziano reafirmou que além de ser “plenamente exequível” o projeto do VLT é econômico e ambientalmente correto.

“Nunca fui de fazer promessas sem que pudesse cumpri-las. O VLT foi um projeto que iniciamos em nossa gestão, com anuência do Banco do Nordeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Social, que por pura incompetência da atual gestão não se teve a oportunidade de fazer a integração do sistema de transporte – acrescentou Veneziano, ao dizer que se eleito o projeto do VLT vai ser efetivamente implantado, indo do bairro do Araxá ao distrito de Galante.

Da Redação
Com Pbagora/Por Severino Lopes

Comentários