Gemilton vai criar Escola da Rede e implantar o programa Saúde Redeiro

Publicado em terça-feira, setembro 6, 2016 · Comentar 


GemiltonO candidato à reeleição em São Bento, Gemilton Souza (PSB), apresentou propostas diferenciadas para os redieros, profissionais que fabricam redes e que rodam o País para comercializar seus produtos. Eles são responsáveis pelo aquecimento da economia local. Entre as propostas está a criação de uma Escola da Rede, de um programa de educação e uma linha do Empreender para os redeiros. As propostas foram apresentadas no guia de rádio do socialista desta terça-feira (6).

Gemilton lembrou que já foi redeiro e sabe das dificuldades que os profissionais têm. Para a área de saúde está prevista a criação de um serviço de atendimento voltada para os redeiros que ficam tanto tempo fora, o Saúde Redeiro. A cada retorno à cidade fariam tratamentos e exames médicos. “Nós ficávamos até seis meses fora, rodando esse País. Isso ainda acontece com os redeiros e a ideia é que eles façam exames e consultas a cada retorno a São Bento”, comentou.

Outro problema vivenciado pelos redeiros se refere a educação. Como a profissão é árdua e demande muito tempo fora do município, Gemilton vai implantar um programa diferenciado de alfabetização para os redeiros (Educa Redeiro). A ideia é que eles tenham horários e períodos mais flexíveis, para que assim consigam estudar. De acordo com o prefeito, a ideia é que todos tenham a oportunidade de terminar os seus estudos.

Entre as propostas do prefeito socialista está a criação Escola da Rede em São Bento, que seria um espaço para que os redeiros aperfeiçoassem o trabalho e ainda para ensinar a profissão para as novas gerações.

Além de aperfeiçoar a produção, o prefeito Gemilton pensa em alternativa para ampliar as vendas e fortalecer o setor. Ele irá criar um site voltado para exposição e comercialização dos produtos, o Rede On-line. Seria formada uma cooperativa para tocar a comercialização. Tudo ligado a escola da rede. Em parceria com o Governo do Estado, também será criada o Empreender Redes, uma linha de crédito destinada aos redeiros.

Shopping das Redes – Na gestão de Gemilton, São Bento recebeu Shopping das Redes Francisco Severino de Souza – ‘O Terção’. Ao todo foram entregues 96 boxes aos proprietários, beneficiando 200 famílias de redeiros, além dos 276 feirantes da “Feira da Pedra”, que irão comercializar seus produtos na área externa do mercado, totalizando mais de 1.600 pessoas favorecidas com o novo local. Além disso, o empreendimento foi responsável pela geração de cerca de 380 empregos diretos, além dos indiretos. Ele foi construído com recursos do Governo Federal e Municipal, totalizando R$ 3.238.117,76.

Produção – A capital mundial das redes possui cerca de 200 pequenas fábricas, além das indústrias de produtos têxteis e mais de 3 mil redeiros. A atividade emprega a maioria da população do município. Devido à grande quantidade de tecelões na cidade, já que praticamente todas as famílias possuem um tear em suas casas, o índice de desemprego é menor que 1%, em relação aos mais de 33 mil habitantes. São Bento ocupa atualmente o 4º lugar no ranking de desenvolvimento econômico da Paraíba.

Da Redação
Com Assessoria

Comentários